Saturday, 27 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 129

Josep Maria Casasús

LA VANGUARDIA "El acto de contar manifestantes es uno de los grandes retos planteados al periodismo por la cultura cuantitativa que se ha impuesto a lo largo de la modernidad. He recibido un correo electrónico del lector Wifredo Espina, periodista y ex director del Centre d?Investigació de la Comunicació. Me invita a abordar ese asunto. […]

Suely Caldas e Roberto Cordeiro

PROJETO PIMENTA "Mendonça chama Veiga de ?mentiroso?", copyright O Estado de S. Paulo, 3/07/01 "O ex-ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros, classificou ontem de ?mentirosa? a versão do atual ministro da pasta, Pimenta da Veiga, em entrevista ao Estado anteontem, segundo a qual o ex-ministro Sérgio Motta mudou de idéia e deixou como […]

Maria Carolina Maia

iG EM LIVRO "?A verdadeira história do iG? é o nome de livro sobre o portal", copyright Cidade Biz, 6/07/01 "Deve sair até o final do mês A verdadeira história do iG (Editora Érica), livro de cerca de 200 páginas em que o consultor Pedro Luiz Cortês esmiúça e analisa os segredos do êxito do […]

Folha de S. Paulo

CARLA PEREZ NA TIME "Carla Perez é capa da revista ?Time?", copyright Folha de S. Paulo, 7/07/01 "A última edição latino-americana (9/7) da revista ?Time? teve como capa a apresentadora de TV e dançarina Carla Perez, que é citada na reportagem sobre a ?mania? das cirurgias plásticas na América Latina. Além do fato de o […]

Joaquim Fidalgo

PÚBLICO "Aqueles que chamam a atenção para a necessidade de o jornalismo se exercer mais como uma ?profissão? do que como um ?ofício? (ou uma ?arte?) apontam, afinal, para um caminho de exigência, de atenção, de estudo, que ajuda a lidar melhor com algumas das fragilidades actuais do trabalho informativo. Entre elas a manipulação Philip […]

Ines Garçoni

PROJETO PIMENTA Elvira Lobato "Deputados querem concessões de TV", copyright Folha de S. Paulo, 5/07/01 "A bancada de radiodifusores do Congresso (parlamentares que são donos de rádio e TV) quer incluir no anteprojeto da nova lei de radiodifusão uma emenda transformando as repetidoras de TV da Amazônia, que funcionam com licenças precárias, em concessionárias de […]

Matéria de desconfiança

GRAMPOS Chico Bruno (*) A grande imprensa brasileira tem deixado ultimamente muitos rastros de atitudes editoriais estranhas, para não usarmos palavras mais ásperas. Há duas semanas a revista Veja publicou matéria com chamada de capa sobre a briga entre uma multinacional canadense e um banco de investimentos brasileiro pelo controle de duas empresas de telecomunicações. […]

Palavras vistas

TV PAGA Transmissões ao vivo têm sido um diferencial interessante das TVs pagas. Globo News, Band News, TVs Senado e Câmara, ESPN Brasil, Sportv e canais exclusivos da Directv são algumas das redes que vêm demonstrando uma certa "agilidade" jornalística nos últimos tempos. O caso da violação no painel do Senado é um exemplo. Nas […]

José Augusto Gayoso

PROJETO DE MERCADANTE "Projeto limita presença estrangeira na TV", copyright O Globo, 6/07/01 "A Câmara dos Deputados começará a discutir, no retorno do recesso, projeto do deputado Aloizio Mercadante (PT-SP) propondo restrições à participação de empresas e autores estrangeiros na produção intelectual de programação de audiovisual: rádio, cinema e TV, inclusive a cabo. A proposta […]

Guilherme Barros

GRAMPOS "A anatomia de um grampo", copyright Folha de S. Paulo, 6/07/01 "Eu fui vítima de um grampo. É comum que os leitores de jornais e revistas acordem com um prato à disposição. O grampo de uma conversa de ministro, parlamentar ou empresário metido numa maracutaia. Adiante, vai uma novidade, um grampo que o leitor […]

Pressão contra emissoras

FCC E INDECÊNCIA Gloria Tristani, integrante da Federal Communications Comission (FCC), está conseguindo ajuda no que há tempos tem sido um esforço solitário para uma aplicação mais severa das normas contra indecência nas emissoras americanas. Michael Copps, novo representante democrata, juntou-se a Gloria para pedir investigações mais rigorosas de reclamações dos espectadores contra a obscenidade […]

A salvação cotada em dólar

MÍDIA E RELIGIÃO Muniz Sodré (*) In God we trust. A frase ("em Deus nós confiamos") é, como se sabe, o velho dístico da moeda norte-americana. Vale a lembrança agora que ficamos sabendo pela imprensa que uma igreja evangélica da Barra da Tijuca, Zona Sul do Rio de Janeiro, realiza os seus cultos em inglês. […]

Luis Fernando Verissimo

GRAMPOS "Pelo telefone", copyright O Estado de S. Paulo, 8/07/01 "- Alô. – Alô? – Sim, alô. – Quem fala? – Depende. – É o … – Shh. Sem nomes. Sem nomes! – Mas quem fala? – Sou eu. – ?Eu? quem? – Eu, p…! – ?P…?? – Inicial de palavrão. Para o caso da […]

Loft Story

FRANÇA M6, o segundo maior canal de TV comercial da França, atraiu 16,5% dos telespectadores franceses em junho, em comparação com os 12,7% de um ano atrás. O avanço veio de Loft Story, controvertido reality show inspirado no americano Big Brother. A emissora fisgou 23,8% ? contra os 18,7% de junho de 2000 ? das […]

Logros, lérias e lorotas

ELEIÇÕES (*) Alberto Dines Temporada eleitoral é como o Reino do Faz-de-Conta: entroniza-se a burla, a gabolice e o trambique. Imperam os falastrões, domina a bazófia. Admite-se que para conseguir votos & simpatias vale afirmar qualquer coisa, não importa o grau de racionalidade, veracidade ou verossimilhança. Ninguém confessa que já estamos enfiados na disputa eleitoral, […]

O fantasma de Pavlov

CHARGE Kipper (*) Estava a ler textos do OI, para fazer a ilustração da capa da edição n? 128, e o evidente se tornou ululante: a ditadura e o poder hoje são exercidos pela grande imprensa e nós somos seus soldados (recebemos soldo por serviços prestados). Talvez tenhamos escapado ao nosso destino de ser um […]

Marcos Pierry

TV PAGA "Ibope na TV paga: primeiros efeitos", copyright O Estado de S. Paulo, 8/07/01 "Cautela, dúvidas, reclamação, elogio, mudanças de horário e, em alguns casos, até mais verba publicitária no caixa. Quatro meses após o início de sua operação, a medição de audiência na TV paga provoca os mais variados efeitos e reações. Se, […]