Wednesday, 01 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 386

Último Segundo

COPA 2006Alberto Dines A mundialização do Mundial, 16:48 16/06‘Não foi o presidente Lula o criador das metáforas futebolísticas, o antropólogo Roberto da Matta o antecedeu em pelo menos duas décadas. O Chefe da Nação, no máximo, serviu-se do pouco que entende de futebol para explicar o muito que entende de política. Ou malandragem política, o […]

Robert Solé

‘Une enveloppe épaisse, postée en Bretagne. Dedans, une simple carte, collée sur une planchette. ‘Monsieur le médiateur, écrit Henri Néron (Brest), je vous envoie ma plinthe. Si vous ne la trouvez pas crédible, je n’en ferai pas un monde et ne saurai m’en plaindre. Veuillez agréer…’Faut-il y voir une allusion aux fautes d’orthographe ou de […]

Parecer do TCU passa em branco

O jornal O Globo de sábado (17/6/2006), na coluna de Tereza Cruvinel, noticia que o TCU, por unanimidade, considerou totalmente regular a operação de aquisição da carteira de crédito consignado do BMG pela Caixa Econômica Federal. À época da CPI dos Correios, a mídia, em especial o próprio O Globo, levantou fortes suspeitas de que […]

Vinte teses sobre a comunicação, o marketing e a política

1. A política contemporânea apresenta-se despolitizada ao cidadão; 2. Esta despolitização decorre, entre outros fatores, do fato de que quem faz a comunicação política domina a expertise da comunicação, não a da política; 3. A profissionalização da comunicação política se dá pelo uso intensivo e extensivo das pesquisas eleitorais e de opinião pública; 4. Tal […]

Terra Magazine

TELEVISÃOMárcio Alemão Decotes e mini-saias em seriado jovem, 17/06/06‘Descrevo exatamente o que vejo: preciosas ninfetas de pernas bem torneadas, algumas com seios generosos, outras nem tanto. Cabelos lisos, escorridos, longos na maioria, coloridos alguns. Elas usam camisas brancas. Justas, marcando bem o corpo. Vários botões abertos estrategicamente. Usam botas de cano alto e de salto […]

A importância do rádio na campanha de Lula

Os resultados das pesquisas realizadas pelos diferentes institutos de opinião pública continuam a contradizer não só a oposição política, mas também a maioria dos colunistas ‘formadores de opinião’ da grande mídia. Apesar da crise política e de mais de um ano de cobertura negativa, as avaliações positivas do presidente Lula e de seu governo voltaram […]

Belíssima mostra sociedade feiíssima

O alerta é de Silvio de Abreu e está nas páginas amarelas de Veja desta semana (edição 1961, ano 39, nº 24). Louvem-se as perguntas do entrevistador Marcelo Marthe, que foi sem mais delongas a temas muito pertinentes. Começa com a constatação de que a novela Belíssima ‘chegou ao sucesso com personagens que são bastante […]

Primeira Leitura

PRIMEIRA LEITURA FECHA AS PORTASReinaldo Azevedo e Rui Nogueira, 19/06/06 Sobre fim e recomeço‘Primeira Leitura, site e revista, encerra hoje a sua trajetória. Mas, como se dizia naqueles tempos em que a disputa política era coberta pelo véu diáfano (Eça!) da fantasia, ‘a luta continua’. Daqui sairão novos projetos porque seus profissionais levam consigo o […]

Folha de S. Paulo

PUBLICIDADE SUSPEITAFrederico Vasconcelos CDHU omite anúncio em revista de tucano ‘Acusado de comprar apoio com verbas publicitárias de estatais, o governo de Geraldo Alckmin, candidato tucano à Presidência, omitiu pagamentos feitos a veículos de comunicação de deputados aliados.Estatais relutaram em prestar informações sobre gastos publicitários ou mentiram. É o caso da CDHU (Companhia de Desenvolvimento […]

PFL recua; anúncio político não é reportagem

A agressividade da propaganda do PFL na noite de quinta-feira passada (15/6), durante o Jornal Nacional, foi comentada no dia seguinte por seu conteúdo. Nenhum jornal, rádio ou TV reclamou do formato de reportagem desta propaganda. Ou contra a ausência da marca do PFL durante grande parte do anúncio. Nem contra a intervenção de um partido […]

É preciso acender a luz!

A frase-título deste artigo foi pronunciada pelo jornalista Marcelo Canela, da Rede Globo de Televisão, em palestra recente para os alunos da Universidade de Brasília. Com esta metáfora, Marcelo Canela queria chamar a atenção do auditório para a necessidade de os jornalistas entenderem a sua função na sociedade: acender a luz, iluminar, revelar fatos ou […]

Visão estreita de um patrimônio

A atitude da TV Cultura em deslocar o Observatório da Imprensa na TV para as 23h30 demonstra que falta bom senso entre os responsáveis pela grade de programação da emissora. Senão, vejamos:1. Uma parte razoável dos que assistem ao programa têm alguma atividade na manhã seguinte, o que implica dizer que eles não têm disponibilidade […]

Quando a imprensa se alimenta de sangue

Notícia e sangue estão intimamente ligados, afirmam dois economistas que pesquisaram a relação direta entre imprensa e terrorismo. Bruno S. Frey, da Universidade de Zurique, e Dominic Rohner, da Universidade de Cambridge, analisaram referências diretas a ações terroristas entre 1998 e 2005 nos jornais New York Times e Neue Zuercher Zeitung, respeitado diário suíço. Os […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Silvana de Freitas TSE nega 5 pedidos do governo para manter publicidade oficial ‘O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio Mello, negou ontem cinco pedidos do governo de autorização para manter campanhas publicitárias oficiais nos três meses que antecedem as eleições, porque não as considerou necessárias e urgentes.Ao negá-los, o ministro advertiu […]