Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 604

Jornalismo com merchandising

Pela primeira vez o telejornal de maior audiência do país, o Jornal Nacional, servirá de espaço para a realização de merchandising. Estreou na segunda-feira (23/8) o ‘JN no ar’, projeto de cobertura especial pré-eleições que terá a marca do banco Bradesco. Mas a exibição do merchandising já começou. Em 5 de agosto, a Rede Globo […]

Um futuro preocupante

A imprensa dá conta de que o ex-governador paulista Paulo Maluf teve sua candidatura a deputado federal vetada pela Justiça Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa. Maluf avisa que continua em campanha, certo de que no final seguirá impune. Da mesma forma, ficamos sabendo que o ex-governador do Rio Anthony Garotinho, igualmente condenado […]

As exigências da nova era

Eu vou dispensar a nominata, ter que citar nominalmente aqui cada uma das pessoas presentes, para ganhar um pouco de tempo. Mas, queria dizer que hoje é um dia especial e que deve ser guardado de forma especial por todos vocês e por quem está em casa, também, assistindo à TVT. Quando, em 1978, [19]79, […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010Uirá MachadoDilma tem o maior potencial entre quem não viu propaganda A parcela da população que ainda não assistiu aos programas eleitorais na TV representa 66% do eleitorado e é formada sobretudo pelos menos escolarizados e pelos mais pobres, segmentos em que a candidata Dilma Rousseff (PT) se sai melhor.Segundo pesquisa Datafolha realizada na […]

O desserviço contra a mulher

A reportagem do Fantástico intitulada ‘Uma em cada cinco mulheres aos 40 anos já fez aborto no Brasil’, veiculada dia 1º de agosto, foi um desserviço à sociedade brasileira. Foca-se no já sabido. O impacto causado à saúde pública pela prática de aborto em clínicas clandestinas. Cadê a novidade? Talvez novos personagens. Recepcionistas, médicos, vendedores […]

Beletrismo na chefatura

Alguém imagina uma revista de cultura editada por policiais? Investigações, do departamento de investigações da polícia de São Paulo, circulou mensalmente entre janeiro de 1949 e março de 1954. O editorial de lançamento deixa claro: ‘Não se trata de uma publicação feita pela Polícia e para a Polícia’.António Soares Amora, professor emérito da Faculdade de […]

Autorregulamentação é aceita pelos jornais

Reparem na colisão de enfoques dos três jornais de maior presença no país, sobre um assunto da maior importância. O tema central das reportagens é um instrumento em vigor em várias democracias modernas, das quais o Brasil ainda não faz parte, que estabelece condutas a serem respeitadas pela imprensa, sem que essas obrigações representem ameaça […]

Gestão coletiva de direitos autorais

A legislação brasileira de proteção aos direitos autorais tem um papel importante na economia da cultura, mas necessita mudanças. Em uma nova configuração, o Estado precisa estar mais atuante do que o setor privado na gerência da matéria. O advogado Marco Tulio De Rose, entrevistado deste e-Fórum, especialista no assunto, acredita na gestão coletiva e […]

Agência Carta Maior

POLÍTICA Altercom repudia declarações levianas de SerraEm nota oficial, a Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores de Comunicação critica as declarações do candidato do PSDB, que afirmou haver censura no país e denunciou a existência de ‘blogs sujos’ que seriam patrocinados com dinheiro público. As afirmações foram feitas em evento promovido pela Associação Nacional dos […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010Mauro Paulino e Alessandro Janoni Palco da TV explica disparada de DilmaEm um mês, o cenário da disputa pela Presidência da República sofreu alterações importantes. Estável desde maio, com o empate entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), o quadro passou a apontar nova tendência há uma semana.A ex-ministra de Lula disparou na […]

Abusos da imprensa

Em hora oportuna a Associação Nacional dos Jornais anunciou a criação de um mecanismo de autorregulamentação. De acordo com a presidente da ANJ, Judith Brito, reeleita na sexta-feira, a entidade organizará até o final do ano um conselho autônomo, destinado a examinar queixas contra periódicos afiliados e impor eventuais sanções.Nestes 25 anos de democracia, tem […]

Tiago Dória

TELONATiago DóriaFilme sobre a criação do GoogleParece que histórias e personagens do Vale do Silício estão voltando a interessar Hollywood.Faz sentido, algumas empresas da região estão se tornando importantes marcas.Uma vez mais, voltaram os rumores de que a Google será tema de um filme. Eles chegam na mesma época em que um filme sobre o […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010Bruno Tavares e Ivan Fávero Audiência cai no início do horário eleitoralA audiência televisiva despencou na capital e grande São Paulo após os primeiros minutos do horário político. Levantamento feito pelo Estado com base na medição minuto a minuto do Ibope da Rede Globo, entre 20h30 e 21h20 de terça e quinta-feira, indica que […]

Suzana Singer

‘A pesquisa Datafolha divulgada ontem, dando 17 pontos de vantagem para Dilma Rousseff, parece ter antecipado o fim de uma história -um conto de fadas para os petistas, uma narrativa de terror para os tucanos. Mas faltam 42 dias de campanha e nesse tempo ainda há muito o que fazer em jornalismo.Até agora, a cobertura […]

Quem pode e quem não pode

Não faz muito tempo, não: um dia, Joelmir Beting informou às Organizações Globo que decidira aceitar convite do Bradesco para participar de uma campanha publicitária. A Globo não concordou, Joelmir insistiu, e o antigo contrato de ambos foi rescindido, tanto na TV como no jornal. Como disse o comunicado interno de O Globo, a aceitação […]

A aposta da mídia

A mídia parece apostar na própria mídia nestas eleições – e o reflexo disso já aparece na imprensa e nos noticiários (e neste próprio Observatório) – sendo o principal palco o televisivo, a grande arena onde os candidatos à presidência e aos governos estaduais jogam todas as cartas, do marketing à tarimba política, com o […]

Por que os jornalistas estão adoecendo mais

O psicólogo, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Heloani, conseguiu levantar um perfil devastador sobre como vivem os jornalistas e por que adoecem. O trabalho ouviu dezenas de profissionais de São Paulo e Rio de Janeiro, a partir do método de pesquisa quantitativo e qualitativo, envolvendo profissionais de rádio, TV, impresso e assessorias […]

Acabou o PIG ou a mídia ficou boazinha?

O acrônimo sumiu: o Partido da Imprensa Golpista, PIG, criado entre o primeiro e segundo turno das eleições de 2006 por uma ala de críticos da imprensa, foi mencionado no comecinho da presente temporada eleitoral e, de repente, desativado. É uma boa notícia, qualquer que seja o ângulo de observação. Pode ser encarada como um […]