Wednesday, 01 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 641

A não notícia

Acho muito chato ter que comentar por várias vezes assuntos técnicos que vão parar na imprensa – isso deve irritar leitores e até gerar alguma dúvida sobre a utilidade desse tipo de coisa. Acontece que já que estamos observando a imprensa, quando ela insiste em recaídas constantes nos mesmos equívocos, e ainda mais envolvendo instituições […]

O mundo privado invade o público

A Folha de S.Paulo, em matéria de Laura Capriglione e Lucca Rossi, com box de análise feita por Hélio Schwartzman, abordou uma questão mais do que importante na edição de 7 de maio: ‘No HC, paciente com plano de saúde é VIP’. Não é novidade, mas mostra que as coisas estão se acentuando, com perigosas […]

Americanos desativam TV paga

Americanos das classes média e baixa estão cancelando suas assinaturas de TV por assinatura e desativando seus telefones fixos, adequando seus orçamentos à persistente estagnação da economia dos Estados Unidos. Novas estimativas da Nielsen, a companhia de medição especializada em mídia, mostram que o número total de lares americanos com televisores vai cair mais de […]

Paulo Rogério

‘‘Hoje, quando a verdade é violentada, a primeira vítima pode ser a paz…’ Eugênio Bucci, jornalistaTortura, desrespeito à soberania de um país e assassinato. A morte de Osama bin Laden mostrou uma face opressora já conhecida dos EUA. Uma face que passou ao largo da imprensa. Nas milhares de matérias publicadas quase nada foi comentado […]

O pesadelo digital

No mundo fantástico dos jogos online, uma corporação multinacional como a Sony seria um gigante desajeitado em luta mortal com um herói muito ágil. No mundo real, os hackers que atacaram o grupo japonês são bandidos – e não heróis. Mas a batalha da Sony para defender seus sistemas começa a parecer uma versão de […]

A comunicação: um novo papel

O economista escocês Adam Smith (1723-1790), em seu clássico livro A Riqueza das Nações, descreve o funcionamento de uma oficina fabricante de alfinetes, lugar onde o artesão impunha o seu jeito de produzir, livre de qualquer compromisso com o tempo e com metas de produtividade em alta escalam, e propõe um modelo de controle das […]

Osama, Obama e os agitos de domingo à noite

A jornalista Helene Cooper, que cobre a Casa Branca pelo New York Times, lembra que estava de pijama no sofá vendo uma gravação do casamento real pouco antes das 22h quando o editor de final de semana de Washington, David Joachim, ligou para perguntar se ela tinha visto o boletim da Casa Branca informando que […]

Fonte de notícia e de participação

Em 11 de setembro de 2001, o mundo consolidava uma nova maneira de se consumir informação. Foi após um dos eventos mais marcantes do mundo moderno, os ataques ao World Trade Center, o símbolo financeiro dos Estados Unidos no coração de Nova York, que o planeta firmou sua escolha por uma nova forma de procurar […]

Wall Street Journal lança site de denúncias

O Wall Street Journal lançou, na semana passada, o relação complicada com a imprensa. No caso do vazamento de centenas de telegramas diplomáticos americanos, o processo de edição e divulgação foi muito desgastante. Assange chegou, inclusive, a ameaçar processar o Guardian. Se o novo site do WSJ se mostrar eficiente, é provável que outros jornais […]

José Queirós

‘Dois meses após a entrada em vigor do novo sistema de gestão dos comentários às notícias da edição on line do PÚBLICO — que deixaram de ser automaticamente publicados, e são agora moderados por uma equipa de editores —, é já possível fazer um primeiro balanço dos resultados da mudança. Considero que são positivos, e […]

AOL quer anúncios maiores na web

A AOL Inc. está se unindo à editora americana Hearst Corp. numa tentativa de disseminar o uso de anúncios grandes na internet. A Hearst vai começar em breve a vender um tipo maior de anúncio digital que a AOL vem tentando fazer com que a indústria publicitária adote e o exibirá em sites como Cosmopolitan.com, […]

Jornalismo planejado funciona melhor

Planejar o jornalismo é exercitar a consciência de que esse ofício é, antes de tudo, um compromisso dos jornalistas com seus leitores, ouvintes ou telespectadores. Que eles estão em primeiro lugar e que suas necessidades e interesses serão respeitados. O planejamento é o momento em que se estabelece o conceito das publicações em sintonia com […]

A distância entre imprensa livre e imprensa boa

Existe uma distância razoável entre imprensa livre e imprensa boa. Podemos afirmar que temos no Brasil uma imprensa livre. Veículos de comunicação divulgam o que bem entendem, usam de sua liberdade como bem entendem – do contrário não haveria liberdade –, elevam assuntos de importância secundária para a condição de matéria de primeira página nos […]

A controvérsia ideológica

A indicação de Ana de Hollanda para ministra da Cultura do governo Dilma representou uma inesperada reviravolta na política de direitos autorais conduzida pelos ministros do governo Lula. Ao contrário do que seria esperado de um governo que foi eleito propondo dar continuidade ao projeto político anterior, o que se viu até agora foi um […]

Governo da Bolívia denuncia publicação de notícias falsas

ANSA Latina, 06/05Governo da Bolívia denuncia publicação de notícias falsasO ministro de Comunicação da Bolívia, Iván Canelas, denunciou que ‘mãos anônimas’ fizeram circular ‘notícias inventadas’, com o objetivo de ‘afetar’ a imagem do governo boliviano.Canelas referiu-se a uma notícia divulgada na última quarta-feira sobre uma suposta aterrissagem de emergência do avião presidencial, que foi reproduzida […]