Sunday, 05 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Edição: 676

Desafios para manter a liderança no jornalismo

Em sua primeira coluna de 2012, o ombudsman do New York Times, Arthur S. Brisbane, abordou o desafio do jornal de manter a liderança no jornalismo americano, analisando cinco temas que requerem bom senso. Um deles é a campanha presidencial; para jornalistas do NYTimes e seus colegas, este evento requer que editores garantam equilíbrio, precisão […]

Livraria pode separar área de livros digitais

A Barnes & Noble está estudando alternativas para sua divisão de livro eletrônico Nook, de crescimento acelerado, mas onerosa, e pode separar essa área do negócio principal de livrarias. Trata-se de uma tentativa de voltar à lucratividade, num momento em que o setor editorial se adapta ao crescente sucesso dos livros e revistas digitais. Os […]

Em ritmo de desleixo

Até se compreende, embora não se justifique, que a produção dos jornais diários apresente erros de português (não se veja neste comentário vezo preceptista, mas crítica a erros crassos que prejudicam a leitura). É difícil, por exemplo, engolir tanto “à” salpicado sem critério, mas, como disse sabiamente Ferreira Gullar quando exercia o nobre e hoje […]

As notícias de amanhã e depois

“Que notícia você gostaria de ler na Folha daqui a 90 anos?” Esta é pergunta-título da campanha do jornal Folha de S.Paulo para celebrar sua quase centenária existência. Fiquei, logo de início, intrigado, depois ensimesmado e, minutos depois, apenas pensativo e algo taciturno, metido em pensamentos claudicantes sobre a efemeridade da vida. Com os meus […]

O partido único da mídia

A superficialidade e o descrédito a que chegaram os meios de comunicação tradicionais no Brasil é incontestável. Posicionamento político-partidário explícito e “reengenharias” administrativas estão na raiz desse processo. Dispensas em massa de profissionais qualificados explicam, em parte, a baixa qualidade editorial. Foi-se o tempo em que ler jornal dava prazer. Mas fiquemos, por aqui, apenas […]

José Queirós

“A man­chete da edi­ção de ante­on­tem do PÚBLICO — ‘Spor­ting for­rou acesso a bal­neá­rio com ima­gens que exal­tam vio­lên­cia’ — agi­tou os meios fute­bo­lís­ti­cos e jor­na­lís­ti­cos na vés­pera de um encon­tro (ainda não dis­pu­tado à hora a que escrevo) entre aquele clube e o FC Porto. O título e a foto­gra­fia que domi­na­vam a capa […]

O silicone e o papel da imprensa

“Silicone ruim, lições boas: As próteses adulteradas por fabricante francesa são caso de polícia, mas devem servir para lembrar que o aumento cirúrgico dos seios não é banal como uma ida ao cabeleireiro.” Assim a revista Veja começa a reportagem (de oito páginas) sobre o fato que rendeu matérias na imprensa durante toda a semana […]

O silicone e o papel da imprensa

“Silicone ruim, lições boas: As próteses adulteradas por fabricante francesa são caso de polícia, mas devem servir para lembrar que o aumento cirúrgico dos seios não é banal como uma ida ao cabeleireiro.” Assim a revista Veja começa a reportagem (de oito páginas) sobre o fato que rendeu matérias na imprensa durante toda a semana […]

Abismo digital

Fernando Gabeira relatou no Estado de S. Paulo (4/12) que as lan houses (a designação fica sem sentido) servem apenas para a garotada jogar videogames. Não há conexão com a internet. Em Berlim e Paris, neste início de ano, uma professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro procurou inutilmente uma lan house para checar […]

Viva loucamente, Gabriela

Gabriela, quando adolescente, era modelo. Aí, desenvolveu uma doença degenerativa, seus músculos atrofiaram e ela passou a andar de cadeira de rodas. Esse foi o resumo imbecil que me passaram, ao ser convocada para entrevistar uma das pessoas que mudaram a minha vida. Resumir pessoas é o mesmo que matá-las pela ausência da palavra, da […]

O que move o partido-imprensa

A leitura diária dos jornais pode ser um interessante exercício de sociologia política se tomarmos os conteúdos dos editoriais e das principais colunas pelo que de fato são: a tradução ideológica dos interesses do capital financeiro, a partitura das prioridades do mercado. O que lemos é a propagação, através dos principais órgãos de imprensa, das […]

A Inquisição existiu. E provocou tremendo atraso

No 21º fascículo quinzenal, o mais prestigioso e fleumático veículo da grande imprensa brasileira, Valor Econômico, afinal reconheceu que o Correio Braziliense foi decisivo para criar uma imprensa livre no Brasil. Com cerca de 10 meses de atraso, as duas empresas jornalísticas que se associaram para formar o mais importante diário econômico brasileiro (os grupos […]

“Linha do tempo”, a sua vida na vitrine

O Centro de Informação de Privacidade Eletrônica (Epic) não gostou do novo recurso do Facebook, a “linha do tempo”, informou o portal ZDNET (6/1). Emil Protalinsky, repórter do site, informou que mês passado que a organização “reclamou do Facebook por ter ido longe demais porque começou a desenvolver o redesenho sem consultar os usuários primeiro”. […]

Regulação, um desejo para 2012

No mundo em que vivemos, não é exagero dizer que as crianças são bombardeadas todos os dias com apelos para o consumo. E a sensação é de que isso piora nas vésperas de uma data comemorativa, como o Natal. Para entender se de fato há um volume maior de publicidade voltada às crianças nessas ocasiões, […]

Uma sessentinha bem enxuta

Operando no Brasil desde 1950, a televisão é o veículo de comunicação com maior penetração no país, chegando a 94% dos lares, segundo a pesquisa Midia Dados 2010. Ela assume um papel de elemento agregador social, oferecendo às pessoas informação, educação e entretenimento (MALCHER, 2009). Entre as emissoras, a de maior destaque é a Rede […]

O que aprendi com o pior jornalista do mundo

Na primavera de 2000, entrou na minha vida um personagem da literatura. Um repórter de um jornal europeu me procurou, por intermédio de uma colega, porque viria ao Brasil e queria fazer uma reportagem sobre prostituição infantil. Expliquei a ele que, para fazer algo que valesse a pena nessa área, ele precisaria de tempo e […]

Direitos autorais unem jornais nos EUA

As empresas editoras dos jornais The New York Times e Washington Post, a agência de notícias Associated Press e outras 26 companhias firmaram na quinta-feira (5/1) uma parceria para monitorar sites que usam seus conteúdos sem autorização e cobrar por esse material. Batizada de NewsRight, a aliança é definida (em seu próprio site) como uma […]