“Um dos fatos mais trágicos de nosso século é que esse ‘não’ às armas nucleares tem sido falado tão raramente, tão suavemente, e por tão poucos” (Henri J.M. Nouwen, teólogo e escritor) Nos primeiros dias de 2008, duas semanas após o encontro sobre mudanças climáticas realizado em Bali, na Indonésia – que reuniu mais de […]
Edição: 737
Para repórteres e editores da seção policial, a exigência por notícias de última hora é algo cada vez mais presente. O jornalismo de internet e as pressões financeiras que diminuíram redações forçaram uma transformação nas notícias locais. “O ciclo de notícias agora é de 24 horas, sete dias por semana, devido à internet”, resume Amanda […]
Há indícios a cada dia mais claros de que pode estar em curso em Curitiba, no Paraná, mais um daqueles casos em que uma mídia despreparada e negligente torna-se cúmplice de uma polícia açodada e venal para pré-condenar e execrar pessoas por crimes que não cometeram. Refiro-me aos episódios que culminaram com a prisão da […]
[do material de divulgação] A Editora PUC-Rio, em parceria com a Editora Apicuri, vai lança O Brasil depois da Guerra Fria – como a democracia transformou o país na virada do século, de Arthur Ituassu, professor do departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, no dia 14 de março, quinta-feira. O lançamento será realizado na Livraria […]
Existe um sentimento cada vez mais enraizado na comunidade de pesquisadores, assim como entre os responsáveis pela criação e implementação de políticas públicas, de que é preciso uma maior integração entre ciência e sociedade. A julgar pelos discursos de cientistas e políticos e por diversas iniciativas do CNPq e das fundações de amparo à pesquisa […]
Conhecida como new journalism ou jornalismo literário, Eliane Brum prefere classificar como “bom jornalismo” a reportagem que não reduz o mundo, que busca captar palavras, silêncios, hesitações, texturas e gestos. Detalhes únicos que enriquecem o texto, que fazem com que o leitor imagine a cena, desloque-se no tempo e no espaço e se emocione. Natural […]
Na América Latina, nenhum país gasta mais tempo online que o Brasil. Os brasileiros passam em média 27 horas na internet por mês. Os dados são da empresa de pesquisa ComScore, que divulgou na quinta-feira (7/3), as primeiras informações de seu estudo anual sobre o mercado digital no Brasil. Os detalhes da pesquisa serão publicados no […]
No início, os deuses da tecnologia criaram a internet e viram que era algo bom. Finalmente havia um espaço público com potencial ilimitado para um debate racional e uma troca de ideias, uma espécie de ponte para ampliar os horizontes ligando as muitas barreiras geográficas, sociais, culturais, ideológicas e econômicas que nos separam na vida, […]
O anonimato é ótimo! Exceto quando não é. Protege o autor da denúncia do contragolpe e a fonte bem demarcada de ser jogada fora. Ajudou as mulheres a publicarem romances há muito tempo, quando… quando a ideia era uma novidade. Mas também pode inspirar o amalucado a ficar mais doidinho e o racista a ficar […]
Não se pode afirmar que o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, esteja interessado em permanecer no noticiário, ou que tenha desenvolvido uma estratégia de comunicação para manter seu nome em evidência. O fato é que os jornais parecem ter descoberto que ele sempre pode render uma boa polêmica, e o ministro acaba […]
Uma das exigências fundamentais do Estado democrático é a publicidade dos atos do governo e da administração pública, entendidas essas expressões no seu sentido mais amplo, o que significa que nenhum setor, nenhum órgão, nenhuma entidade integrante da organização político-administrativa do Estado – ou que atua em seu nome ou por sua delegação – poderá […]
Os ícones do jornalismo brasileiro ainda são, em sua grande maioria, homens. De Hipólito da Costa, passando por Machado de Assis, Nelson Rodrigues, Assis Chateaubriand, Samuel Wainer e, mais recentemente, Joelmir Beting, Carlos Heitor Cony e Joel da Silveira, dentre tantos outros, quase todos os referenciais ainda são masculinos. Há muito, contudo, a profissão de […]
Um dos aspectos mais comentados e, ao mesmo tempo, mais desconhecidos da vida digital, é o uso da internet em campanhas eleitorais. Desde que Barack Obama obteve inquestionável sucesso em sua primeira campanha presidencial, em 2008, dezenas de livros e milhares de linhas foram escritas para tentar explicar o fenômeno inédito do uso das plataformas […]
Em 2011, ao comentar a venda de uma primeira página da Folha de S.Paulo para uma franquia de cursos de inglês, Alberto Dines afirmou que “na última década as primeiras páginas começaram a ser sistematicamente desmoralizadas num conluio entre agências de publicidade desejosas de exibir sua pseudo-ousadia e departamentos comerciais interessados apenas em atender as […]
A mídia pode interferir nos julgamentos criminais? A mídia está interferindo no julgamento do ex-goleiro Bruno? No nosso livro (que acaba de ser lançado pela Saraiva, Populismo penal midiático, p. 98 e ss.) procuramos mostrar, com todas as evidências, que sim. Há duas espécies de populismo penal midiático: o conservador clássico busca o consenso ou […]
O programa Document, da BBC Radio 4, resgatou um assunto polêmico no Reino Unido. Durante a Guerra Fria, o MI6, serviço de espionagem britânico, teria uma rede de jornalistas que agiriam como espiões na Rússia. Em 1968, o jornal russo Izvestia, controlado pelo governo, publicou uma série de artigos acusando repórteres e editores de jornais […]
“Deixe-me em paz. Vai chafurdar no lixo“, disse em um acesso de raiva o presidente do Supremo Tribunal Federal brasileiro, Joaquim Barbosa, a um repórter de um dos principais jornais nacionais, O Estado de S.Paulo, que tentou lhe fazer uma pergunta na terça-feira (5/3) em uma reunião do Conselho Nacional de Justiça em Brasília, capital […]
O último desafio da mídia esportiva é encontrar motivos para a fraca bilheteria do futebol brasileiro (os campeonatos europeus estão “bombando”, em termos de público). E os eurocêntricos já acharam a resposta: o nível fraco das competições disputadas aqui. Como toda solução sem complexidade, o argumento sucumbe aos fatos: como o Flamengo, que vinha jogando […]
O que significa, exatamente, “democratização” dos meios de comunicação, que o Partido dos Trabalhadores (PT) tão insistentemente reclama? O Brasil é um país livre e democrático, principalmente quando comparado a regimes totalitários como os de Cuba e do Irã, que o PT apoia mundo afora e onde não existe liberdade de imprensa e de expressão. […]
Todas as vezes que o jornalismo brasileiro deu um passo maior do que as pernas apoiado em análises sociológicas reforçadas por investigação, a mídia como um todo saiu ganhando, para o público leigo, mesmo quando as matérias são usadas como bandeiras, um erro frequentemente usado pela revista Veja. O advento da internet com a fixação […]