Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 746

Antes (mal) acompanhado do que só

Já houve um período recente na vida política do país– anos 80 – em que o emblema de quarto poder se enquadrava na imprensa brasileira. Quase sempre esses períodos de maior influência dos meios de comunicação na vida política do país coincidem com alguma turbulência institucional. Oimpeachment de Collor, por exemplo, foi um dos assuntos […]

Os desafios da primeira mulher a dirigir o ‘Monde’

Em seu escritório na sede do Le Monde, em Paris, Natalie Nougayrède, a primeira mulher a comandar o diário francês, admite que chegou em um momento emotivo para o jornal mais vendido do país. Após décadas de dívidas e à beira do colapso, o Monde foi comprado por um conglomerado de três executivos. Prometendo proteger […]

Mais mídias de um homem só

Certa vez ouvi que uns 10 anos atrás o sonho de grande parte dos estudantes de comunicação, principalmente os que iam se formar em jornalismo, era trabalhar em grandes veículos, como emissoras e jornais de renome. Como não tínhamos muitas opções (na verdade, até hoje há uma concentração muito forte) parte dos alunos se contentava […]

TV Globo e a Justiça

Meu filho morreu sob grande apelo midiático. A TV Globo produziu, com minha autorização, um Globo Repórter do qual participei. O tempo passou e eu tentando fazer passar o trauma que vivi, quieto, sem fazer alarde ou cobrar da justiça a execução clara do meu filho para fins político-eleitoreiros. E a vida se tornou amarga, […]

Semanário faz campanha para atrair leitores nas universidades

O semanário britânico The Economist está se voltando aos campi de todo o mundo para encorajar estudantes e professores a se tornarem seus leitores. A campanha, batizada de “Dare 2 go deep” (algo como “Ouse ir fundo”), começou na semana passada (6/5) com um orçamento de pouco menos de 1 milhão de dólares. Os anúncios […]

Acredite se quiser

Entre as várias definições de notícia, uma é básica para os meios de comunicação: notícia é tudo aquilo que foge ao normal. É normal que os aviões cheguem bem ao destino; portanto, quando chegam bem, não é notícia. Quando um não chega, é notícia. É normal que haja mercadorias nas lojas; quando falta uma mercadoria, […]

Essa língua que nos papagueia

Um leitor sugeriu que a coluna abordasse a maternidade num tempo de profundas mudanças sociais. Isso, atrelado ao oportunismo comercial da data que se celebra amanhã, fez com que a escriba deste espaço batesse em retirada temática. Mas a ironia foi acabar nos braços de outra grande figura materna. Nos braços da língua-mãe de cerca […]

Politico experimenta sistema de cobrança online

O Politico, organização de mídia que cobre em detalhes o espectro político americano, começará a experimentar um sistema de acesso pago a seu site. “Vamos testar um sistema para assinaturas em alguns estados e internacionalmente”, informaram à equipe, em memorando, John F. Harris, editor-chefe; Jim VandeHei, editor-executivo; e Kim Kingsley, diretora de operações. O site, […]

Projeto 'vago' deu origem à internet

Na capa de um documento que parecia ser mais um projeto mirabolante de um pesquisador com muito tempo livre, pode-se ler até hoje um comentário escrito à mão por um dos coordenadores daquele departamento: “vago, mas excitante”. O que seguia naquelas páginas era nada mais, nada menos do que a criação da internet. Na semana […]

Projeto de lei para assinar e divulgar

Para construir um país mais democrático e desenvolvido precisamos avançar na garantia ao direito à comunicação para todos e todas. O que isso significa? Significa ampliar a liberdade de expressão, para termos mais diversidade e pluralidade na televisão e no rádio. Ainda que a Constituição Federal proíba os oligopólios e os monopólios dos meios de […]

Inscrições para pós no Labjor, da Unicamp

Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Científico do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O curso é gratuito, tem duração de três semestres, com aulas às segundas-feiras em período integral. O processo seletivo é composto […]

Ciberdemocracia ou transferência de poderes?

Quando se fala em ciberdemocracia, os menos entusiastas das mídias digitais afirmam se tratar de uma utopia. Talvez o estado pleno dessa democracia digital seja mesmo algo inatingível, mas é preciso considerar que existe uma libertação de padrões, modelos e poderes. Pouco a pouco, o que era considerado como natural vai se modificando. E o […]

(Risos)

Todo mundo sabe que Graciliano Ramos, nos tempos em que fazia revisão dos textos da reportagem do Correio da Manhã, sendo na realidade um ancestral dos futuros copidesques, embirrava com certas palavras: “entrementes” e “outrossim” levavam o velho Graça a um delírio de epilético. No meu caso, bem mais modesto, mas relativamente epilético diante de […]

Quando os jornais acusam os suspeitos errados

Houve uma cobertura excepcional das bombas da maratona de Boston e uma posterior caça às bruxas, tanto pela grande mídia quanto pela independente. Mas um aspecto, em especial, que se destacou entre muitos comentaristas foi o papel desempenhado pela mídia social. Para muita gente na área de Boston, plataformas como o Twitter e o Reddit […]

Guerra sem vencedores

O ano de 1952 pode ser classificado na história da imprensa brasileira como Annus Mirabillis,Ano Milagroso (excelente, dourado, em contraposição ao Annus Horribilis). E como todas as efemérides anuais, esta também transcende ao ano-calendário estendendo-se de 1949 a 1956. No núcleo central está a adoção pelo Diário Carioca do novo modelo de escrita jornalística que […]

“Hashtag é a fogueira da era digital”

Aos 39 anos, o americano Adam Bain tem uma missão fundamental para o crescimento do Twitter em todo o planeta: angariar novas receitas para o microblog fundado em 2006 por Evan Williams, Biz Stone e Jack Dorsey. Só em 2013, segundo levantamento produzido pela empresa de análise de marketing digital eMarketer, a receita publicitária da […]

Como jornalistas podem usar o Facebook para divulgar suas matérias

Vadim Lavrusik, que é gerente de programas de jornalismo do Facebook, fez uma apresentação no evento news:rewired, com palestras sobre jornalismo digital organizadas pelo Journalism.co.uk, explicando como jornalistas e organizações de mídia podem usar o Facebook para distribuir suas matérias. Na apresentação em vídeo e no Slide Share, há dicas para usar ferramentas como Facebook […]