Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 759

Um grande dia na história da imprensa

Em setembro de 1994 um curioso com jeito de ET, diploma de engenharia da computação pela Universidade de Stanford e uma passagem pelo Bankers Trust queria começar seu negócio. Qual, não decidira, mas sabia que seu motor seria o comércio eletrônico. Inscreveu-se num curso rápido para interessados em vender livros. Viu que estava diante de […]

Atirador é condenado pelo assassinato de jornalista

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) recebe om satisfação a condenação pelo assassinato em 2010 do jornalista de rádio e blogueiro Francisco Gomes de Medeiros. João Francisco dos Santos foi sentenciado a 27 anos de prisão pelo homicídio do jornalista na cidade de Caicó, nordeste do país, segundo informações da imprensa. Continua lendo– […]

Apenas mais uma utopia

Foi extraordinária a repercussão do programa Roda Viva, da TV Cultura (5/8, ver aqui), com os dois líderes desse projeto Ninja, Pablo Capilé e Bruno Torturra. Conduzido pelo âncora Mario Sergio Conti, o debate contou com a participação de Suzana Singer, ombudsman da Folha de S. Paulo; Alberto Dines, do Observatório da Imprensa; Eugênio Bucci, […]

A rebelião das temporalidades

Já estamos em agosto e as jornadas de junho, como ficaram conhecidas, ainda não deixaram as ruas. Alguém deveria pedir a Zuenir Ventura, autor de 1968: o Ano que não Terminou, que escrevesse outro best-seller: Junho de 2013, o Maldito Mês que não Acaba de Jeito Nenhum. O incômodo parece que não arreda pé. Deve […]

Dicas de leitura sobre jornalismo

O Nieman Journalism Lab elaborou uma lista de livros não tão novos de sua biblioteca, mas referentes a questões atuais de jornalismo. Em inglês. Leia também Summer Reading 2013

O Facebook e a máquina de escrever

Minha primeira vez na Redação da Folha coincidiu com a chegada dos computadores. Até então, o ambiente era dominado pelas máquinas de escrever e pela fumaça dos cigarros. Fui testemunha ocular da rejeição instantânea de alguns colegas à novidade tecnológica. Uns profetizavam que a chegada das "máquinas silenciosas com monitores parecidos com os de TV" […]

‘NYT’: ‘Nós não somos o Washington Post’

Arthur Sulzberger e Michael Golden – membros da família Ochs-Sulzberger no controle da New York Times Company – enviaram um memorando aos funcionários para tranquilizá-los afirmando que não estão planejando copiar a família Graham (donos do jornal recém-vendido Washington Post), publicou o Financial Times. O memorando interno ocorre apenas dois dias depois de Don Graham […]

A história se repete no ‘Post’

Em 1933, o milionário americano Eugene Isaac Meyer comprou um jornal à beira da falência na capital, Washington. Era o “Post”. Durante a crise financeira dos anos 1920, Meyer havia feito fortuna na Bolsa. No pior período da crise, dirigiu o Fed, Banco Central. Exatos 80 anos depois, seu neto vende o mesmo jornal, que […]

Isso é jornalismo?

A dúvida sobre a atividade da Mídia Ninja ser ou não jornalismo chamou minha atenção no programa Roda Viva (5/8, ver aqui), em um dos debates mais importantes sobre a imprensa brasileira dos últimos anos. A mesma desconfiança aconteceu com o WikiLeaks quando este grupo surgiu no cenário midiático mundial. Jornalistas daqui e de fora […]

Fora do Eixo virou um problema para a Mídia Ninja

A Mídia Ninja tem uma questão de ordem para resolver e ela se chama Fora do Eixo. Há dois dias, o coletivo comandado por Pablo Capilé, que financia os ninjas, foi acusado pela cineasta Beatriz Seigner de uma série de malfeitos num post longo e indignado no Facebook. Beatriz afirma ter trabalhado com o grupo por […]

Chega de Twitter

No fim de semana, numa mesa do Sagarana, o empório mineiro da Vila Romana, soube que meu colega André Barcinski havia deixado o Twitter. Desde maio. Eu era um de seus seguidores. É um cara inteligente, esperto e bem informado. Normal, portanto, que eu tenha demorado alguns meses a mais do que ele para tomar […]

‘Big Data’ transforma o perfil da publicidade

Como era mais simples a vida para Donald Draper! Na série de TV “Mad Men”, ambientada nos anos 60, o diretor de criação de uma agência de publicidade nova-iorquina consome as tardes desfrutando uísque old-fashioned, Lucky Strikes e beldades até que um slogan genial lhe ocorra, salvando campanhas milionárias e sua reputação na Madison Avenue. […]

A cidadania plena e o Estado democrático

“A moral propriamente dita não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade” (Immanuel Kant) A crítica é um poderoso instrumento para o aprimoramento de pessoas, instituições, países etc. Sua origem nos remete aos antigos gregos (krimein), e tem como significado “quebrar” dando também origem à palavra […]

Jornalismo fora do eixo

O Mídia Ninja foi uma grande surpresa das manifestações que tomaram o Brasil em junho. Armados de celulares, transmitiram os protestos em tempo real, durante horas, pela internet, documentando acontecimentos que a grande imprensa não conseguiu captar. Na segunda-feira (5/8), Bruno Torturra e Pablo Capilé, idealizadores do coletivo jornalístico, participaram do programa Roda Viva, na […]

Tempos interessantes

“Que você viva tempos interessantes.” Essa antiga maldição chinesa é explicada assim pelo engenheiro Demi Getschko, um dos pioneiros da internet no Brasil: “Ao que se diz, os antigos sábios chineses consideravam a estabilidade dos tempos o melhor ambiente para a evolução do pensamento, para o seguimento calmo da vida, para se obter a felicidade […]

A Mídia Ninja e as outras

Repercute bastante nas redes sociais o Roda Viva com os rapazes da Mídia Ninja. Gostei também. Fiquei bem impressionado com a articulação dos dois, Bruno Torturra e Pablo Capilé. Não vi o programa inteiro, mas, do que vi, acho que foi um debate muito bom. Com limites. Havia uma clara distinção ali entre mídia tradicional […]

15 dicas para usar melhor a ferramenta

Embora o uso de e-mail entre pessoas físicas esteja caindo em desuso, o uso da ferramenta continua em alta nas empresas, de acordo com um estudo feito pelo Radicati Group. Enquanto a troca de e-mails pessoais cai de 3% a 4% ao ano, o número de mensagens eletrônicas corporativas deve crescer, em média, 13% ao […]