Em setembro de 1994 um curioso com jeito de ET, diploma de engenharia da computação pela Universidade de Stanford e uma passagem pelo Bankers Trust queria começar seu negócio. Qual, não decidira, mas sabia que seu motor seria o comércio eletrônico. Inscreveu-se num curso rápido para interessados em vender livros. Viu que estava diante de […]
Edição: 759
O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) recebe om satisfação a condenação pelo assassinato em 2010 do jornalista de rádio e blogueiro Francisco Gomes de Medeiros. João Francisco dos Santos foi sentenciado a 27 anos de prisão pelo homicídio do jornalista na cidade de Caicó, nordeste do país, segundo informações da imprensa. Continua lendo– […]
Foi extraordinária a repercussão do programa Roda Viva, da TV Cultura (5/8, ver aqui), com os dois líderes desse projeto Ninja, Pablo Capilé e Bruno Torturra. Conduzido pelo âncora Mario Sergio Conti, o debate contou com a participação de Suzana Singer, ombudsman da Folha de S. Paulo; Alberto Dines, do Observatório da Imprensa; Eugênio Bucci, […]
Já estamos em agosto e as jornadas de junho, como ficaram conhecidas, ainda não deixaram as ruas. Alguém deveria pedir a Zuenir Ventura, autor de 1968: o Ano que não Terminou, que escrevesse outro best-seller: Junho de 2013, o Maldito Mês que não Acaba de Jeito Nenhum. O incômodo parece que não arreda pé. Deve […]
O Nieman Journalism Lab elaborou uma lista de livros não tão novos de sua biblioteca, mas referentes a questões atuais de jornalismo. Em inglês. Leia também Summer Reading 2013
Minha primeira vez na Redação da Folha coincidiu com a chegada dos computadores. Até então, o ambiente era dominado pelas máquinas de escrever e pela fumaça dos cigarros. Fui testemunha ocular da rejeição instantânea de alguns colegas à novidade tecnológica. Uns profetizavam que a chegada das "máquinas silenciosas com monitores parecidos com os de TV" […]
Arthur Sulzberger e Michael Golden – membros da família Ochs-Sulzberger no controle da New York Times Company – enviaram um memorando aos funcionários para tranquilizá-los afirmando que não estão planejando copiar a família Graham (donos do jornal recém-vendido Washington Post), publicou o Financial Times. O memorando interno ocorre apenas dois dias depois de Don Graham […]
Em 1933, o milionário americano Eugene Isaac Meyer comprou um jornal à beira da falência na capital, Washington. Era o “Post”. Durante a crise financeira dos anos 1920, Meyer havia feito fortuna na Bolsa. No pior período da crise, dirigiu o Fed, Banco Central. Exatos 80 anos depois, seu neto vende o mesmo jornal, que […]
Reporteros sin Fronteras y el Observatorio de los Periodistas del Cerigua (Centro de Reportes Informativos sobre Guatemala) deploran el asesinato del periodista Luis de Jesús Lima, ocurrido en la provincia de Zacapa la mañana del 6 de agosto de 2013. Con este crimen, asciende a tres el número de periodistas que han perdido la vida en el […]
A dúvida sobre a atividade da Mídia Ninja ser ou não jornalismo chamou minha atenção no programa Roda Viva (5/8, ver aqui), em um dos debates mais importantes sobre a imprensa brasileira dos últimos anos. A mesma desconfiança aconteceu com o WikiLeaks quando este grupo surgiu no cenário midiático mundial. Jornalistas daqui e de fora […]
A Mídia Ninja tem uma questão de ordem para resolver e ela se chama Fora do Eixo. Há dois dias, o coletivo comandado por Pablo Capilé, que financia os ninjas, foi acusado pela cineasta Beatriz Seigner de uma série de malfeitos num post longo e indignado no Facebook. Beatriz afirma ter trabalhado com o grupo por […]
O site Timeline cria linha do tempo com conteúdo que for colocado na ferramenta, podendo ser exportada para um blog ou site. Em inglês. Leia também Timeline
No fim de semana, numa mesa do Sagarana, o empório mineiro da Vila Romana, soube que meu colega André Barcinski havia deixado o Twitter. Desde maio. Eu era um de seus seguidores. É um cara inteligente, esperto e bem informado. Normal, portanto, que eu tenha demorado alguns meses a mais do que ele para tomar […]
Como era mais simples a vida para Donald Draper! Na série de TV “Mad Men”, ambientada nos anos 60, o diretor de criação de uma agência de publicidade nova-iorquina consome as tardes desfrutando uísque old-fashioned, Lucky Strikes e beldades até que um slogan genial lhe ocorra, salvando campanhas milionárias e sua reputação na Madison Avenue. […]
“A moral propriamente dita não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade” (Immanuel Kant) A crítica é um poderoso instrumento para o aprimoramento de pessoas, instituições, países etc. Sua origem nos remete aos antigos gregos (krimein), e tem como significado “quebrar” dando também origem à palavra […]
Capos del crimen organizado y políticos corruptos han salido impunes en los casos de asesinatos de periodistas en México desde hace tanto tiempo que no hay datos confiables sobre el número de muertos o una forma útil de medir los efectos devastadores para una democracia cuando la prensa de un país tiene miedo de decir […]
O Mídia Ninja foi uma grande surpresa das manifestações que tomaram o Brasil em junho. Armados de celulares, transmitiram os protestos em tempo real, durante horas, pela internet, documentando acontecimentos que a grande imprensa não conseguiu captar. Na segunda-feira (5/8), Bruno Torturra e Pablo Capilé, idealizadores do coletivo jornalístico, participaram do programa Roda Viva, na […]
“Que você viva tempos interessantes.” Essa antiga maldição chinesa é explicada assim pelo engenheiro Demi Getschko, um dos pioneiros da internet no Brasil: “Ao que se diz, os antigos sábios chineses consideravam a estabilidade dos tempos o melhor ambiente para a evolução do pensamento, para o seguimento calmo da vida, para se obter a felicidade […]
Repercute bastante nas redes sociais o Roda Viva com os rapazes da Mídia Ninja. Gostei também. Fiquei bem impressionado com a articulação dos dois, Bruno Torturra e Pablo Capilé. Não vi o programa inteiro, mas, do que vi, acho que foi um debate muito bom. Com limites. Havia uma clara distinção ali entre mídia tradicional […]
Embora o uso de e-mail entre pessoas físicas esteja caindo em desuso, o uso da ferramenta continua em alta nas empresas, de acordo com um estudo feito pelo Radicati Group. Enquanto a troca de e-mails pessoais cai de 3% a 4% ao ano, o número de mensagens eletrônicas corporativas deve crescer, em média, 13% ao […]