Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 759

Chega de Twitter

No fim de semana, numa mesa do Sagarana, o empório mineiro da Vila Romana, soube que meu colega André Barcinski havia deixado o Twitter. Desde maio. Eu era um de seus seguidores. É um cara inteligente, esperto e bem informado. Normal, portanto, que eu tenha demorado alguns meses a mais do que ele para tomar […]

‘Big Data’ transforma o perfil da publicidade

Como era mais simples a vida para Donald Draper! Na série de TV “Mad Men”, ambientada nos anos 60, o diretor de criação de uma agência de publicidade nova-iorquina consome as tardes desfrutando uísque old-fashioned, Lucky Strikes e beldades até que um slogan genial lhe ocorra, salvando campanhas milionárias e sua reputação na Madison Avenue. […]

A cidadania plena e o Estado democrático

“A moral propriamente dita não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade” (Immanuel Kant) A crítica é um poderoso instrumento para o aprimoramento de pessoas, instituições, países etc. Sua origem nos remete aos antigos gregos (krimein), e tem como significado “quebrar” dando também origem à palavra […]

Jornalismo fora do eixo

O Mídia Ninja foi uma grande surpresa das manifestações que tomaram o Brasil em junho. Armados de celulares, transmitiram os protestos em tempo real, durante horas, pela internet, documentando acontecimentos que a grande imprensa não conseguiu captar. Na segunda-feira (5/8), Bruno Torturra e Pablo Capilé, idealizadores do coletivo jornalístico, participaram do programa Roda Viva, na […]

Tempos interessantes

“Que você viva tempos interessantes.” Essa antiga maldição chinesa é explicada assim pelo engenheiro Demi Getschko, um dos pioneiros da internet no Brasil: “Ao que se diz, os antigos sábios chineses consideravam a estabilidade dos tempos o melhor ambiente para a evolução do pensamento, para o seguimento calmo da vida, para se obter a felicidade […]

A Mídia Ninja e as outras

Repercute bastante nas redes sociais o Roda Viva com os rapazes da Mídia Ninja. Gostei também. Fiquei bem impressionado com a articulação dos dois, Bruno Torturra e Pablo Capilé. Não vi o programa inteiro, mas, do que vi, acho que foi um debate muito bom. Com limites. Havia uma clara distinção ali entre mídia tradicional […]

15 dicas para usar melhor a ferramenta

Embora o uso de e-mail entre pessoas físicas esteja caindo em desuso, o uso da ferramenta continua em alta nas empresas, de acordo com um estudo feito pelo Radicati Group. Enquanto a troca de e-mails pessoais cai de 3% a 4% ao ano, o número de mensagens eletrônicas corporativas deve crescer, em média, 13% ao […]

Resposta da propaganda

A propaganda brasileira tem dado ao longo de várias gerações uma enorme contribuição ao criar marcas e mercados para produtos que fazem girar a economia e com ela o país. Foi ela que fez uma palha de aço igual às outras virar Bombril e posicionou a Brastemp como adjetivo. Todo mundo sabe qual é a […]

Os ninjas, a mídia convencional e o Brasil

Parafraseando Zuenir Ventura e o parafraseadíssimo título do seu livro sobre meia-oito, 2013 é ano que entra na história brasileira para demorar a sair. Muitas mudanças, em várias áreas. Quando achamos que começamos a entender um pequeno pedaço das transformações em curso, vem outra surpresa, e assim, entre sobressaltado e esperançoso, o Brasil se redescobre […]

A explosão do novo

A entrevista dos representantes dos Ninja ao Roda Viva é mais um capítulo relevante do extraordinário processo de mudanças na sociedade brasileira, impulsionado pelas redes sociais. Foi de deixar a direita indignada e a esquerda perplexa. Mas, principalmente, foi reveladora da verdadeira ruptura ocorrida no país – na política, na cultura, na mídia – com […]

Estônia vira modelo de país movido a tecnologia

A pequena Estônia, um dos menores países da Europa, pode servir de modelo de como seria um país completamente movido pela tecnologia no século 21. A Estônia, que tem uma população de apenas 1,29 milhão de habitantes, é famosa por ter um número desproporcional de novas empresas de tecnologia – foi lá, por exemplo, que […]

Maconha no Uruguai

Caro professor Alberto Dines, acompanho muito o seu trabalho. Serve como referência para o que estamos fazendo e gostaria de dar uma de “observador” do Observatório, se me permite. É sobre a aprovação pela Câmara uruguaia do projeto de lei de legalização da maconha. O senhor mencionou (no Roda Viva) que ele foi aprovado na […]

Vendas em bancas caem, mas assinaturas digitais aumentam

As revistas americanas continuaram a lutar com as vendas de assinaturas e de exemplares em bancas durante o primeiro semestre de 2013, mas tiveram melhoras nas vendas de assinaturas digitais, de acordo com os números publicados pela Aliança pela Auditoria de Mídia (Alliance for Audited Media, ex-Audit Bureau of Circulations). O total de assinaturas caiu […]

15 dicas para usar melhor a ferramenta

Embora o uso de e-mail entre pessoas físicas esteja caindo em desuso, o uso da ferramenta continua em alta nas empresas, de acordo com um estudo feito pelo Radicati Group. Enquanto a troca de e-mails pessoais cai de 3% a 4% ao ano, o número de mensagens eletrônicas corporativas deve crescer, em média, 13% ao […]

Um pouco de tudo

O papo na rede social foi a Mídia Ninja, que deu entrevista ao Roda Viva representada por Bruno Torturra e Pablo Capilé. Infelizmente, acho que foi desperdiçada uma boa oportunidade de troca de ideias, menos pelos ninjas, diga-se, do que pelos entrevistadores, que insistiam – compreensivelmente, até – em entender de onde vem o dinheiro […]

O espírito do churrasco na laje

Não há nada que o ser humano faça com mais desenvoltura do que rotular as coisas, os outros. Trata-se do esporte mundial por excelência, pois não requer prática nem habilidades especiais; independe de status social, intelectual, número de praticantes, idioma, circunstâncias, enfim, nada mais democrático. A rigor, três ou quatro neurônios, uma pitada de derrisão, […]