Saturday, 27 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 799

Violência como epidemia

Aos poucos, a mídia vai deixando transparecer a preocupação de grande parte da sociedade com a violência, que há muito tempo assumiu foros de epidemia no país. Não é um exagero: a palavra “epidemia” inscreve ao pé da letra, etimologicamente, o sentido de algo que incide diretamente, por irradiação ou contágio, “sobre o povo” (epidemos, […]

Humor levado a sério

“Brooklyn Nine-Nine” ainda estava no meio da sua primeira temporada quando ganhou, em janeiro de 2014, o Globo de Ouro de melhor série, categoria comédia, superando as veteranas “The Big Bang Theory”, “Parks and Recreation” e “Modern Family”, além de “Girls”, que havia vencido no ano anterior. A série, da Fox, começou a ser exibida […]

Abrem-se as cortinas

E começa o espetáculo, dizia o grande Fiori Gigliotti. E, já que o espetáculo só começa quando se abrem as cortinas, os meios de comunicação se esqueceram de olhar os bastidores. O que aconteceu por trás dos panos acabou ficando de lado. Afonso, por exemplo – alguém lembra de Afonso, o famoso “quem?” que jogou […]

A sabedoria da internet

O deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS) publicou artigo no site UOL (ver “Legalização das drogas não é caminho para diminuir violência“) no qual expõe seus argumentos contra a liberação das drogas, afirmando que esse não deve ser o caminho para a diminuição da violência. No artigo, o deputado expõe a sua experiência como médico e […]

Exemplos de irresponsabilidade

Os limites da responsabilidade estão sendo testados pela televisão brasileira. Sob a falsa ideia da existência de uma liberdade absoluta, a TV permite aos que a ela tem acesso dizer qualquer coisa, sem medir as consequências causadas pelas palavras. Vale para toda a programação, incluindo a publicidade e o jornalismo. Casos, por exemplo, da propaganda […]

A guerra do marketing político

Veiculados na quinta-feira (15/5), os comerciais do PT inauguram, de forma efetiva, a guerra do marketing eleitoral que deve caracterizar uma campanha das mais acirradas. Exibidos em um momento de crise na candidatura governista, cujo favoritismo vê-se ameaçado pela queda na intenção de votos, as peças publicitárias apostam na estratégia de difundir o medo do […]

Histórias entrelaçadas por meio da imprensa

Na década de 1970, Portugal passava por momentos de ampla complexidade, sobretudo sob o ponto de vista socioeconômico, com reflexos no campo político. A guerra pela manutenção de seu retrógrado império colonial, iniciada ainda nos anos 60, não demonstrava sinais de que chegaria ao fim brevemente e a manutenção das então denominadas “possessões coloniais” denotava […]