Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 ISSN 1519-7670 - Ano 2026 - nº 1372

Desafios do jornalismo independente é tema de webinário do Observatório da Imprensa

A internet reduziu a barreira de entrada – que antes demandava equipamentos e meios de distribuição caríssimos – e permitiu a multiplicação de veículos de comunicação independentes. Mas a redução da barreira de entrada não significa o fim das dificuldades para sustentar o projeto, seja como um negócio ou mesmo como uma operação sem fins lucrativos.

Nos últimos anos, as transformações trazidas pelas plataformas de distribuição, sejam buscadores ou redes sociais, embaralharam ainda mais o jogo e passaram a controlar a entrega do conteúdo ao público. Como sobreviver sem garantia de alcance numa era em que o consumo de notícias é intermediado pelas redes sociais? E como conseguir os recursos para sustentar o negócio quando o mercado está todo dominado pelas big techas?

O impacto das mudanças nas métricas de plataformas digitais, da inteligência artificial e saídas por meio de políticas públicas ou parcerias com instituições ou entidades filantrópicas são alguns dos temas que serão discutidos neste webinário do Observatório da Imprensa, no dia 30 de setembro, às 19h, ao vivo pelo YouTube do Projor.

O debate terá a mediação da jornalista Denize Bacoccina, editora do Observatório da Imprensa e a participação da professora doutora Aline Camargo, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Jornalismo da FAAC/Unesp; de Izabela Moi, diretora executiva da Agência Mural de Jornalismo das Periferias; Filipe Speck, cofundador e diretor da Matinal, em Porto Alegre; e Thais Bernardes, fundadora e CEO do Notícia Preta.

Acesse e ative a notificação.

Webinar “Os desafios do jornalismo independente num cenário em constante transformação