Friday, 10 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

Edição: 759

Estônia vira modelo de país movido a tecnologia

A pequena Estônia, um dos menores países da Europa, pode servir de modelo de como seria um país completamente movido pela tecnologia no século 21. A Estônia, que tem uma população de apenas 1,29 milhão de habitantes, é famosa por ter um número desproporcional de novas empresas de tecnologia – foi lá, por exemplo, que […]

Maconha no Uruguai

Caro professor Alberto Dines, acompanho muito o seu trabalho. Serve como referência para o que estamos fazendo e gostaria de dar uma de “observador” do Observatório, se me permite. É sobre a aprovação pela Câmara uruguaia do projeto de lei de legalização da maconha. O senhor mencionou (no Roda Viva) que ele foi aprovado na […]

Vendas em bancas caem, mas assinaturas digitais aumentam

As revistas americanas continuaram a lutar com as vendas de assinaturas e de exemplares em bancas durante o primeiro semestre de 2013, mas tiveram melhoras nas vendas de assinaturas digitais, de acordo com os números publicados pela Aliança pela Auditoria de Mídia (Alliance for Audited Media, ex-Audit Bureau of Circulations). O total de assinaturas caiu […]

15 dicas para usar melhor a ferramenta

Embora o uso de e-mail entre pessoas físicas esteja caindo em desuso, o uso da ferramenta continua em alta nas empresas, de acordo com um estudo feito pelo Radicati Group. Enquanto a troca de e-mails pessoais cai de 3% a 4% ao ano, o número de mensagens eletrônicas corporativas deve crescer, em média, 13% ao […]

Um pouco de tudo

O papo na rede social foi a Mídia Ninja, que deu entrevista ao Roda Viva representada por Bruno Torturra e Pablo Capilé. Infelizmente, acho que foi desperdiçada uma boa oportunidade de troca de ideias, menos pelos ninjas, diga-se, do que pelos entrevistadores, que insistiam – compreensivelmente, até – em entender de onde vem o dinheiro […]

O espírito do churrasco na laje

Não há nada que o ser humano faça com mais desenvoltura do que rotular as coisas, os outros. Trata-se do esporte mundial por excelência, pois não requer prática nem habilidades especiais; independe de status social, intelectual, número de praticantes, idioma, circunstâncias, enfim, nada mais democrático. A rigor, três ou quatro neurônios, uma pitada de derrisão, […]

MTV deixará rastros em outros canais

Com o sinal na TV aberta disponível até dia 30 de setembro, quando deixa de ser controlada pelo Grupo Abril, vira uma rede fechada e volta para as mãos da Viacom, dona da marca, a MTV Brasil vai continuar ecoando em outros canais. Precursora em formatos de programas e na comunicação segmentada para o jovem […]

A saúde na mídia

[do release da editora] No mundo todo e independentemente de classe social, a saúde é a preocupação número um das pessoas. E os meios de comunicação reagem a esse interesse. Tanto assim que os veículos de informação estão recheados de reportagens sobre saúde. A questão é: será que os jornalistas estão preparados para lidar com […]

A ‘Bravo!’ acabou. Viva a ‘Bravo!’

Sim, eu sei que sou só mais uma a lamentar o fim da revista Bravo!. Achei ruim demais da conta (como dizemos em Minas) que a Editora Abril tenha decidido extingui-la. Não duvido que as razões da editora sejam as mais justas possíveis porque, como sabemos, todos nós que labutamos nas variadas áreas do trabalho […]

Por que fazer um ‘crowdfunding’ para jornalismo?

Na semana passada, a Agência Pública lançou uma campanha de crowdfunding, um financiamento coletivo, visando levantar fundos para distribuir dez bolsas de R$ 6 mil para repórteres de todo o Brasil se dedicarem à pauta dos seus sonhos. O projeto se chama “Reportagem Pública” e é bem simples: os repórteres propõem ao público o que querem investigar, […]

Os gastos do Google com lobby nos EUA

O Google gastou US$ 18,2 milhões no ano passado em lobby com o governo americano, o segundo maior orçamento no país para o setor de "relações governamentais", apenas atrás do gigantesco conglomerado General Eletric (GE). O valor foi 70% superior ao gasto no ano anterior, 2011. A empresa de buscas na internet passou a verba […]

Vale o escrito

Em 1998, o jornalista David Remnick descobriu, surpreso, que seria nomeado novo editor chefe da revista New Yorker, uma referência do jornalismo americano, fundada em 1925. Remnick ficou assustado com a responsabilidade e ligou para seu antigo chefe, na única outra redação onde havia se empregado. A resposta veio na trovejante voz familiar dos que […]

O ‘Horta’

Convivi com Luiz Paulo Horta durante exatamente 20 anos, desde quando me mudei da Manchete para O Globo. Eu ainda não era nem balzaquiano, mas já tinha seu nome como canônico dentro da área musical, por suas matérias e críticas no “Jornal do Brasil”. Já vira também alguma foto sua (de papel), ou o avistara […]

‘Gatonet’ é segunda maior em TV paga no país

Se fosse uma companhia de TV paga, a pirataria seria a segunda maior empresa do setor no Brasil em número de usuários, perdendo apenas para a Net /Embratel. É o que mostra uma pesquisa da consultoria Business Bureau, revelada ao Valor com exclusividade. Segundo o levantamento, existem 7 milhões de lares conectados a serviços pirateados […]

Um mito em franca atividade

Em plena forma, Antonio Candido completou 95 anos em julho. É como se Mário de Andrade acabasse de fazer anos e reunisse os amigos numa feijoada na rua Lopes Chaves. Como se Sérgio Buarque de Holanda seguisse entre nós, cantando samba e contando piadas em sua casa no Pacaembu. Como se Carlos Drummond de Andrade […]

Toscani e a revolução na publicidade

Ao longo das décadas de 1980 e 1990, o mundo assistiu e polemizou às lendárias campanhas de Oliviero Toscani para a Benetton. Um dos maiores fenômeno da comunicação publicitária no século 20, o trabalho do fotógrafo italiano foi imune à indiferença. Nos primórdios da década de 1990, a Aids ainda era uma enfermidade relativamente obscura, […]

Tecnologia, por si, não democratiza a comunicação

Há algo de estranho na (suposta) festa anunciada por um discurso aparentemente simples: com o avanço tecnológico, cada pessoa se torna uma mídia. Por isso, a comunicação torna-se livre, por conta de uma tecnologia avessa ao controle e que estimula a máxima dispersão e disseminação da informação. Esse pretexto tem sido amplamente utilizado dentro do […]

Mídia Ninja e o fenômeno dos protestos

Nas interrogações feitas a Bruno Torturra e a Pablo Capilé, do grupo Mídia Ninja, no programa Roda Viva (5/8/2013), junto com a tentativa de entender a atividade do grupo, existia, por parte de algumas pessoas e da produção, disfarçado sobre o manto supostamente isento de ali ser um espaço do contraditório, um claro desejo de […]

Carta de um leitor a outro

Como o Marcelo Rubens Paiva descreveu em sua coluna no “Caderno 2” do Estado de S.Paulo (ver “Biscoito fino prejudica barriga tanquinho“, 10/8), senti também muita tristeza quando soube da noticia da morte da revista Bravo!. Já chorei tantas lágrimas vivas com fechamento dos jornais e revistas que não sobraram muitos fluidos para os novos […]