Wednesday, 15 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

Edição: 672

A informação como arma revolucionária

Numa sociedade em que o indivíduo passa a ser um híbrido entre homem e máquina, apresenta-se um cenário em que as redes sociais redefinem as relações dos atores sociais com a política. As revoluções que explodem em sequência, seja em territórios dominados por regimes totalitários ou em países em crise econômica, trazem em comum como […]

Para calar a voz de muitos

Este trabalho mostra como o Ministério das Comunicações (MC) e, por extensão, o governo Dilma Roussef, fazendo uso de dispositivos da legislação, discrimina as rádios comunitárias (RC), dando continuidade a uma política estatal que historicamente tem criado mecanismos para reprimir e assim inviabilizar a comunicação popular. Também mostra que este Governo utiliza práticas típicas de […]

Mídia, Chevron e Petrobras

“Não faltará rigor nessa apuração!” (ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, a propósito do vazamento de óleo da plataforma da “Chevron”) Houve-se bem o governo brasileiro em ordenar que sejam interrompidas, por tempo indeterminado, as operações da Chevron no Brasil. A quarta maior petroleira do mundo pisou feio na bola no episódio do vazamento […]

Paulo Rogério

“‘O repórter precisa ser o olho, o corpo e os cinco sentidos do leitor dentro do local da notícia’ Laura Capriglione, jornalista Um dos duelos diários de qualquer jornal impresso é com o horário de fechamento. Tudo é cronometrado, cada página tem hora e minuto marcado para ser enviada à impressão, seguir para distribuição e […]

Google e Facebook são “invadidos” por anúncios

Uma nova geração de software de publicidade digital está causando polêmica e estragos em operações de publicidade de gigantes da internet como Facebook Inc., Google Inc. e Yahoo Inc. ao inserir uma camada de anúncios em sites ou tapar outros anúncios pagos. O software vem na forma de aplicativos que permitem a usuários personalizar o […]

Cinquentenário sem festa

Em 1962, a “era do rádio” havia chegado ao fim e a televisão dava os primeiros passos para se tornar o meio de comunicação hegemônico no mundo. Naquele momento, no entanto, ainda era frágil no Brasil, com imagens em preto e branco, transmissões atingindo distâncias limitadas e um uso ainda incipiente do videotape, recém chegado […]

Falta de compromisso do homem público com o dinheiro público

Durante muitos anos do governo PSDB com PMDB (este é sanguessuga… ataca em todas as frentes…) e outras agremiações da mesma linha, a imprensa não conseguia (se o fez, foi de modo tímido) mostrar os desmandos, falcatruas, apadrinhamento, desvios de verba e tantas outras mazelas da política brasileira. Hoje, melhor dizendo, desde o governo do […]

Autoelogios e autolouvação

Poucos veículos de comunicação em massa podem fazer o que a TV Globo vem fazendo: ela própria virar notícia; ela própria, sem qualquer espécie de pudor ou autocrítica, celebrar – sem preocupação alguma com a minutagem –seus feitos, suas mudanças internas, por cosméticas que sejam, e tudo isso não em campanha institucional, mas sim como […]

Paulo Machado

“O emprego da estatística pela mídia como recurso para facilitar a compreensão dos fatos que reporta virou uma praxe tão rotineira que as realidades retratadas às vezes ganham vida própria, transformando-se em fatos (ou ‘factoides’) por si mesmos. É como se os números fossem portadores de verdades absolutas, incontestáveis. Nesta coluna veremos que talvez não […]

Acesso à informação, revolução cultural

No último dia 5 de dezembro, a ANJ (Associação Nacional de Jornais), o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, a Unesco e a CGU (Controladoria-Geral da União) realizaram no auditório da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), na cidade de São Paulo, o Seminário Internacional de Acesso à Informação Pública. Especialistas brasileiros debateram […]

O ano dos tecnocifrões

Mesmo com a fragilizada economia americana e a crise europeia, o setor de tecnologia vem esbanjando ainda mais vitalidade este ano. Não por acaso, as megafusões e aquisições já somam US$ 139,3 bilhões, considerados os negócios anunciados até setembro. A cifra supera em 17% todas as transações do ano passado – que registraram US$ 119 […]

Leis são arcaicas e pouco avançaram em 80 anos

O modelo atual de concessão, permissão ou autorização para exploração de serviços de radiodifusão (rádio e TV) no Brasil foi abordado por dezenas de leis e decretos e tem precedência em dois decretos-leis publicados nos primórdios do governo de Getúlio Vargas. Em 1931, o Decreto-Lei nº 20.047 determinava que os serviços de radiodifusão fossem de […]

Quando o jornalista é a própria notícia

A troca de comando do Jornal Nacional, da Rede Globo, foi motivo de discussões não apenas nas redes sociais, mas de preciosos minutos melodramáticos no próprio programa jornalístico da emissora e com direito a espaço cativo nos sites ligados à empresa, desde aqueles com vocação jornalística a outros exclusivamente voltados para a fofoca, ou seja, […]

José Queirós

“É um exem­plo entre mui­tos. Ape­sar de atraído pelas ‘exce­len­tes foto­gra­fias de Daniel Blau­fuks’, o lei­tor Car­los Cou­ti­nho, de Mato­si­nhos, não che­gou a ler a repor­ta­gem inti­tu­lada Sob o signo de W.G. Sebald, ante­on­tem publi­cada no suple­mento Ípsi­lon. Explica porquê: ‘(…) Na legenda da foto­ga­fia da pri­meira página li, com espanto: ‘Quando nos anos 90 […]

A infidelidade linguística

Ando por conta com essas pessoas de vocabulário curto, jornalistas principalmente, que pegam no ar uma expressão qualquer que acham bonitinha e não largam mais. Pelo menos até que surja a próxima novidade. Com isso, abandonam formas consagradas da língua portuguesa, de fácil compreensão, apenas porque gostam de novidades. Adoram o conúbio com palavras mais […]

Os nós da EBC

A posse do jornalista Nelson Breve na presidência da Empresa Brasil de Comunicação-EBC foi realizada na sexta-feira (9/12), em Brasília, numa solenidade cheia de sinais que ajudam a entender o contexto político em que se encontra a TV Brasil, principal canal de radiodifusão da comunicação pública que propõe o Governo Federal. O próprio discurso de […]