Friday, 19 de August de 2022 ISSN 1519-7670 - Ano 22 - nº 1201

Edição: 821

Google e Facebook viram réus da vez durante eleições

Ano de eleição representa cada vez mais época de muito trabalho para os departamentos jurídicos das duas maiores plataformas da internet no Brasil. Tanto Google como Facebook se tornam os alvos preferidos de ações judiciais movidas por candidatos de partidos de todo o tipo, preocupados com conteúdo que possa ser prejudicial à sua imagem. Segundo […]

Mídia monopolizada é um perigo para a democracia

Na sexta-feira (17/10), acontece [ocorreu] o Dia de Luta pela Democratização da Comunicação, ponto culminante da semana nacional de mobilizações em torno do tema. Além da coleta de assinaturas para dar suporte ao Projeto de Lei de Iniciativa (PLIP) Popular da Mídia Democrática, estão acontecendo panfletagens, debates, atos públicos, seminários, passeatas e protestos pelo fim […]

Massacre midiático

A opinião pública, outrora mais comedida, aderiu de forma radical ao antipetismo. PT virou sinônimo de bandalheira e seus eleitores são ignorantes que parasitam em torno dos programas sociais. Opinião pública, já disse Millôr Fernandes, nada mais é do que aquilo que se publica. Antes de tornar-se um discurso amplamente difundido –em especial no Sudeste, […]

Títulos enganam leitores na busca por cliques

Em um artigo para o Columbia Journalism Review, a jornalista Kira Goldenberg criticou o excesso de manchetes enganosas que levam os leitores a clicar num artigo devido ao título chamativo – e muitas vezes a se deparar com um conteúdo bem diferente do que a manchete propunha. Segundo Kira, embora referências de mídias sociais continuem […]

Vidas secas

Graças à internet, algumas publicações antes só impressas passaram a promover leituras coletivas, melhor dizendo, discussões em torno de um livro específico, que pode ser lido em qualquer formato mas comentado exclusivamente online. Funciona como um fórum de leitura em grupo, quase sempre centrado em obras ficcionais que estejam em evidência, seja a reboque de […]

Amanhã vai ser outro dia

Na noite de domingo (26/10) saberemos quem terá vencido as eleições presidenciais. No amanhecer do dia 27, os vencedores festejarão, os vencidos lamentarão. No dia 1º de janeiro de 2015, começa oficialmente o novo mandato. E a vida segue. Cada lado, naturalmente, julgará intolerável, no primeiro momento, a perspectiva que se lhe oferece. Mas, apesar […]

O jornalismo pode fazer lobby?

A comunicação, e mais propriamente o jornalismo, passaram por uma considerável transição, tendo por base a tecnologia e o acesso aos veículos. Em tempos de eleição, cabe falar na transmudação da esfera pública, que favorece a atuação política acontecendo, de forma preponderante, “nos” e “para” os media. É mais do que uma atuação, uma performance; […]

Alguns números

Para que é que uma sociedade precisa de banda larga? Para postar vídeos de gatos, jogar “Candy Crush”… e todo o resto que, hoje, se traduz por desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Considerem esses números: – A cada 10% de ampliação da cobertura de banda larga, o PIB de um país em desenvolvimento aumenta 1%; – […]

Censura

A partir de uma apelação de Aécio Neves, o Tribunal Superior Eleitoral tomou duas decisões que caracterizam censura à liberdade de informação jornalística e à liberdade pessoal de expressão, mesmo que para expor fatos. É no mínimo duvidoso que o TSE disponha de poderes para impor as duas medidas, que se incluiriam em atribuições do […]

Brasil aparece nos planos de expansão do Vice News

O grupo Vice Media, com sede em Nova York, irá expandir seu canal de TV online, Vice News, para sete países, entre eles Alemanha, França, Espanha e Brasil. A companhia anunciou que pretende abrir sucursais locais que produzirão conteúdo nas suas línguas originais. De acordo com a Vice, cada uma das edições do Vice News […]

Audiolivro tenta se reinventar no Brasil

No início, eles eram vistos como opção para deficientes visuais. Depois, como solução para quem queria ler no trânsito. Hoje, desconectados de mídias físicas como o CD, os audiolivros tentam uma nova chance no mercado brasileiro, esperançosos com as bem-sucedidas experiências do exterior. Dois aplicativos tentam, agora, ganhar o leitor brasileiro. O primeiro é o […]

Entre a catarse fascista e o exibicionismo

O engano faz parte da estrutura da percepção da realidade. Não é por acaso que o discurso publicitário está no centro da sociedade de consumo. Imaginem uma peça publicitária de uma marca de cigarros que descrevesse todos os componentes que contém no produto? Ao contrário, é uma vida de realizações que é associada ao produto. […]

Controle e acesso à informação

Os seres humanos sempre tiveram a necessidade de tomar conhecimento sobre diversos tipos de informações. Sejam elas para nosso divertimento, como histórias envolvendo animais míticos, ou aquelas relacionadas às grandes navegações comerciais. Com o passar do tempo, algumas pessoas notaram que manter o controle da informação gerava poder, indo contra a ideia de um jornalismo […]

O ‘novo ritmo’ da redação do jornal

Este artigo é o resultado mais recente do projeto de pesquisa “A internet e as transformações no mundo do trabalho jornalístico: o caso do Infoglobo”. Trata-se de uma análise das mudanças inauguradas pelo jornal O Globo em março de 2014, com a imposição de uma nova rotina que privilegia o jornalismo on line e antecipa […]

O marketing da pancadaria

O nível de agressão visto no debate presidencial desta quinta (16) é uma estratégia política deliberada das campanhas de Aécio Neves (PSDB) e de Dilma Rousseff (PT). Trata-se apenas de retórica quando ambos falam em elevar o nível das discussões. É que a esta altura da eleição, com os dois empatados, os cânones do marketing […]

A fantástica fábrica de chocolate

1. O que é a política? A política como bem o sabemos é o espaço da relação entre os muitos, razão pela qual é uma questão de múltiplos. Não é circunstancial que a corrupção, sempre uma questão de números, é tanto mais evidente, logo uma questão política, quanto mais números à direita incluir, não sendo […]

Para jornalistas e internautas resistirem às correntezas

Às vezes, publicações escritas para um público específico podem ter relevância social muito mais ampla do que a esperada. Este é o caso de Jornalismo na correnteza: senso comum e autonomia na prática jornalística (Senac, 2013), da professora e jornalista Ana Lúcia Vaz. No livro, escrito para jornalistas e estudantes de Jornalismo, a autora reflete […]

Salsichas e software aberto

Tive um ótimo professor de química no colegial, chamado Tertuliano. Certa feita, conversando sobre produtos orgânicos, ele fez a seguinte provocação: “Digamos que vocês queiram comprar salsichas. Há salsichas a granel, amarradas por barbante e penduradas em ganchos nas feiras. E há salsichas em lata fechada. Qual dos dois tipos lhes parece mais seguro e […]

O paraibano que expõe notícias para vender jornais

João Pessoa, capital da Paraíba, acolhe em seu coração a histórica praça Vidal de Negreiros – popularmente conhecida como Ponto de Cem Réis. Há anos, o local e as ruas adjacentes abrigam os mais variados tipos de comércio. A região serve para venda de roupas, produtos de higiene e comida, além de ser palco de […]

É o fim do noticiário carimbado

Não entendo que jornalismo é esse feito no Brasil de hoje, no qual a estrela é o jornalista, que se coloca acima da notícia e até do entrevistado, passando a sacar seu microfone ou as teclas de seu computador como se tais ferramentas fossem uma espécie de arma. Somos levados a acreditar que o jornalista […]