Sábado, 21 de junho de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 2025 - nº 1343

Edição: 161

Débora Rubin

TVE RIO "TVE Rio supera a crise no orçamento e prepara novos programas", copyright Valor Econômico, 20/02/02 "Com uma verba apertada de R$ 13 milhões por ano e a responsabilidade de fazer um canal cultural e educativo, a TVE Rio, hoje conhecida como Rede Brasil, fechou o ano no azul, depois de seis no vermelho, […]

Estrela Serrano

DIÁRIO DE NOTÍCIAS "Sondagens e previsões", copyright Diário de Notícias, 18/2/02. "As sondagens são um importante meio de auscultação da opinião pública. Os media usam-nas, cada vez com maior frequência, porque elas constituem uma importante fonte de notícias, a que não falta o caracter ?científico?, que os números sempre conferem. Mas as sondagens podem ser, […]

A informação, a velocidade e o vazio

IMPASSES DA IMPRENSA Ivo Lucchesi (*) Em artigo anterior, a reflexão proposta recaiu sobre o embate entre a verdade e a informação [veja remissão abaixo]. Desta feita, o foco crítico desliza para outro ângulo: a tensão entre informação e velocidade, que Paul Virilio costuma identificar como a síndrome da "dromologia". A dinâmica da modernidade, apoiada […]

Jornalismo transgênico

MÍDIA & LINGUAGEM Leandro Marshall (*) A lógica da publicidade, legitimada pela ética do consumo e pelos laissez faire e laissez passer, pode estar contribuindo decisivamente para transformar a natureza da linguagem jornalística, esvaziando seu poder e reconfigurando seu papel na sociedade. Os estudos e pesquisas desenvolvidos ao longo do século 20 por Bagdikian (1993), […]

Arnaldo Comin

REESTRUTURAÇÃO NO ESTADÃO "OESP busca alternativa ao modelo familiar", copyright Valor Econômico, 18/02/02 "O grupo Estado (OESP) deu início a um processo de reestruturação, visando a melhorar a eficiência administrativa e preparar a companhia para a abertura do mercado. Nos últimos três meses, a consultoria McKinsey vem realizando a análise nos negócios do grupo, em […]

Dengue, a musa da mídia

JORNALISMO SEM CIÊNCIA José Antonio Palhano (*) Se a memória não rateia, a expressão "efeito manada" é da lavra do ministro Pedro Malan. Quando menos, o dito cujo já a usou repetidas vezes na intenção de aferir os humores do tal mercado nestes tempos em que os capitais evoluem em revoada, cheios de amor pra […]

Vidas paralelas

PLUS ÇA CHANGE… Gilmar Antonio Crestani (*) Plutarco (nasceu na Queronéia, Grécia central, em 46, e teria falecido por volta de 125, em Delfos, também Grécia, d.C.). Sua obra mais conhecida, Vidas paralelas, deu origem à expressão "Varões de Plutarco", por retratar personagem proeminentes do período greco-romano clássico. Nelas, traça um paralelo entre personalidades gregas […]

Por novas técnicas de jornalismo

QUALIDADE DE ENSINO Pedro Celso Campos Professores e alunos do Departamento de Comunicação Social e do Departamento de Ciências Humanas da UNESP/Bauru (SP) estão discutindo a reformulação do projeto pedagógico e da grade curricular das habilitações em Jornalismo, Relações Públicas e Rádio e TV, para entrar em vigor no próximo ano. Para cada habilitação foi […]

Roberto Pompeu de Toledo

TELEVIZINHO "Saudade do televizinho", copyright Veja, 25/02/02 "Houve tempo em que havia o televizinho. Será que sobra algum televizinho? Será que sobra, até mesmo, quem saiba o que é televizinho? Televizinho era a pessoa que, não tendo televisão em casa, se aproveitava da do vizinho. O jovem leitor duvida? Acha que se está aqui inventando […]

Ser ou não ser um voyeur

REALITY SHOWS Marcio Santim (*) Não é por acaso que os reality shows (espetáculos da realidade) são cada vez mais consumidos pela sociedade ocidental. Há um complexo processo psicossocial que propicia aos telespectadores o interesse por esses programas. Não seria possível neste artigo adentrar uma discussão minuciosa sobre o assunto, mas sim listar alguns apontamentos […]

Em busca de um "televidão"

TELEJORNALISMO Antônio Brasil (*) Você, jovem estudante que sempre gostou muito de escrever e de aparecer, finalmente decidiu que quer mesmo ser … "jornalista de televisão". Apesar de todos os problemas, das críticas profissionais, das ameaças paternas e de gente como Stanislaw Ponte Preta ? que divulgava "pérolas" como "se você continuar se comportando mal, […]

Cresce o exército da fantasia

REVELAÇÕES POR E-MAIL Fabio Leon Moreira (*) A seguinte mensagem, intitulada "Acorda, Brasil", foi enviada via e-mail por uma amiga jornalista: "Alguém que tenha depositado R$ 100 na poupança num banco no dia 1? de julho de 1994 (data de lançamento do Plano Real) teria hoje R$ 374. Se esse mesmo alguém tivesse sacado R$ […]

Gilson Schwartz

INTERNET & DIREITO INTELECTUAL "Redes tornam mais difícil delimitar direito intelectual", copyright Folha de S. Paulo, 24/02/02 "Primeiro foi o Napster, o software que viabiliza a formação de comunidades de troca de arquivos de música digital. Essa troca não é mercantil, portanto ignora os fundamentos desse tipo de troca: a propriedade privada (que exigiria o […]

Metafísica da imagem e os chavões da decadência

REALITY SHOWS Filipe Ceppas (*) O que parece ser a decadência da cultura é o seu puro caminhar em direção a si mesma. T.W. Adorno Sartre assim inicia o seu clássico ensaio A imaginação: "Olho esta folha branca posta sobre minha mesa: percebo sua forma, sua cor, sua posição. (…) De nada serve discutir se […]

Salvos pela RTP

TELEJORNALISMO PÍFIO Chico Bruno (*) Na noite de quinta feira, dia 21, nenhum telejornal deu uma linha sobre o julgamento do português que matou seis conterrâneos em uma barraca de praia em Fortaleza. Quem tem televisão a cabo ou por satélite e fica pulando de um canal para outro em busca de informação ficou sabendo […]

Em defesa do marketing político

ELEIÇÃO 2002 Paulo José Cunha (*) A cada eleição a ladainha se repete. Os especialistas em marketing eleitoral se transformam em alvos para uma série de críticas. A primeira, velha, é a de que tratam os candidatos como sabonetes. A segunda, de que se utilizam de recursos condenáveis, entre os quais a mentira e a […]

John Lichfield

FOTOJORNALISMO "Crise abala megagência de fotojornalismo", copyright Folha de S. Paulo / The Independent, 19/02/02 "Uma instituição da imprensa internacional morreu na semana passada, embora sua morte não tenha sido noticiada com destaque. A agência de fotojornalismo Sygma -maior do mundo em sua área de atuação, sinônimo de excelência em fotojornalismo nos últimos 25 anos- […]

A experiência formal

REALITY SHOWS Fernando Dias Campos Neto (*) Ao ler a carta de um dos leitores do Globo, sugerindo um grupo de nossos melhores intelectuais para substituírem os escolhidos na casa do Big Brother, acho que ele tocou, talvez sem querer, no ponto chave da questão. O programa, já internacional, não existirá muito mais como uma […]

Jornais gratuitos invadem a França

MÍDIA & MERCADO Leneide Duarte, de Paris Astérix e Obélix ressuscitaram nas redações francesas, na semana passada, para combater invasores suecos e noruegueses. Em Marselha, os franceses entraram na batalha utilizando as armas dos inimigos. Tudo começou na segunda-feira, dia 18, quando a versão francesa do diário gratuito sueco Metro desembarcou na terra dos gauleses, […]

Esther Hamburger

CASA 2 vs. BBB "Os formatos da intimidade", copyright Folha de S. Paulo, 24/02/02 "Os chamados ?reality shows? vêm marcando a cena cultural em diversos países nos últimos anos. Versões diferentes de gincanas dramáticas com participação de pessoas selecionadas dentre um contingente de milhares de candidatos circulam provocando polêmica por onde passam. Programas como ?Big […]