Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 669

Caiu o mito do jornalismo grátis

O jornalista Bill Keller liderou a construção do mais discutido modelo de negócios para a mídia no ano: o chamado “muro de cobrança” do jornal The New York Times. Inaugurado em março, o paywall do diário envolveu todas as plataformas e abriu um novo caminho para a velha discussão sobre cobrar ou não pelo conteúdo. […]

Relatório sobre hábitos de consumo de mídia

O relatório “Digital Ominivores: How Tablets, Smartphones and Connected Devices are Changing U.S. Digital Media Consumption Habits”, da comScore, mostra as mudanças nos hábitos de consumo de mídia nos EUA. São 33 páginas de dados e gráficos. Em inglês. Relatório Digital Omnivores: How Tablets, Smartphones and Connected Devices are Changing U.S. Digital Media Consumption Habits

Perigo sobre duas rodas

Notícias são como leis, algumas pegam, outras não. Dependem do destaque nos meios de comunicação, mas também do interesse da opinião pública. Quando ambos se casam, cascateiam reportagens em série, continuações. Nem sempre, porém, o assunto é socialmente relevante. Outras vezes, o relevante não é interessante. O bom editor é um malabarista que equilibra o […]

Mais uma “baixa” entre os “soldados da informação”

(“Revisitando” os artigos “Gelson Domingos – mais um tombado entre os ‘soldados da informação do Brasil’”e “Como prevenir mortes entre ‘soldados da informação’”) “Como jornalista, é muito fácil ficar endurecido ao ver tantas histórias perturbadoras. Algumas vezes, entretanto, apenas o mecanismo de sobrevivência faz com que seja possível endurecer-se” (Linda Vester, âncora da Rede NBC, […]

Solidariedade no câncer

Lula raspou a barba e o cabelo para evitar os efeitos deprimentes da quimioterapia. Mais uma vez, o Brasil se comove diante da doença de uma figura pública. Foi assim com a diverticulite de Tancredo Neves, com o câncer do vice-presidente José Alencar e com a luta aguerrida da então ministra Dilma, contra a mesma […]

Jornais vivem bom momento apesar de guerra com governo

A campanha do governo argentino contra a imprensa opositora, sobretudo os jornais Clarín e La Nación, ainda não surtiu o efeito desejado por parte dos integrantes da Casa Rosada. A guerra declarada pela administração de Cristina Kirchner não impediu a expansão dos dois maiores veículos do país: um teve circulação recorde, o outro aumentou o […]

Suzana Singer

“Aos 20 anos, mal saído da adolescência, morreu o suplemento Folhateen. Seu falecimento será anunciado amanhã, numa edição derradeira, que remeterá os leitores para uma página semanal na Ilustrada. Concebido sob o signo da dúvida, depois de outras tentativas frustradas de falar com o leitor mais jovem, o Folhateen já nasceu provocativo, com uma pauta […]

A janela de Lula

Nos anos 80, Cornell Capa, diretor supremo do International Center of Photography, então o lugar mais importante de fotografia no mundo, disse para quem quisesse ouvir (eu estava lá): “O fotojornalismo está morto!” Eu ri. Ele era mesmo dado a exageros. Se alguém podia era ele. Húngaro, irmão do famoso Robert Capa, com uma obra […]

O melhor repórter do futuro

Do primeiro Jules (ou Júlio) Verne ninguém esquece. O meu foi em quadrinhos: Vinte Mil Léguas Submarinas, na versão que lhe deu a Edição Maravilhosa (n.º 10, abril de 1949), ilustrada por Henry C. Kiefer. Um epifania infantil, sem dúvida, superada, cinco anos mais tarde, pelo filme de Richard Fleischer e, antes deste, pela imersão […]

A cobrança não é para todos

O bem-sucedido modelo de cobrança por notícias on-line, adotado este ano pelo diário americano The New York Times, não se aplica a todos os jornais. Esse é o alerta de Earl Wilkinson, presidente da International Newsmedia Marketing Association (INMA). “Poucos jornais se equiparam ao NYT e ao Financial Times; aqueles que não têm um jornalismo […]

Paulo Rogério

“‘Fazer um jornal em que o leitor possa se reconhecer nas notícias’ Projeto Século XXI do O POVO Todo fim de ano a pauta econômica dos jornais se volta para as compras de Natal, a troca de presentes, lançamentos, etc. É o incentivo ao consumismo. O POVO embarcou nessa visão otimista do empresariado ao estampar, […]

O preço do jornalismo colaborativo

No início de novembro deste ano, a CNN decidiu despedir 50 jornalistas. A maior parte, fotojornalistas, câmeras e outros profissionais da imagem. Seu trabalho agora ficará a cargo doiReport, o “braço cidadão” da emissora, que foi transformado numa rede social de notícias onde cada colaborador terá um perfil e mais toda a parafernália característica destas […]

Lula, o desafio

A bendita estrela de Lula eclipsou no momento em que o câncer se instalou no seu corpo? Ou será mais uma barreira que o ex-presidente irá superar para se recolocar na linha de frente da nova corrida ao poder? Morre-se cada vez mais de câncer no mundo todo. Ainda assim, o câncer não se tornou […]

Jornalista, só com diploma

A importância da formação universitária específica nas diferentes profissões é sintoma de uma sociedade desenvolvida, com uma educação de qualidade e, fundamentalmente, democrática. É certo que um diploma não é sinônimo de qualidade e tampouco de profissionais éticos e competentes. Contudo, a formação universitária, principalmente nas áreas profissionais estratégicas para o desenvolvimento social, é condição […]

Suborno de jornalistas por links?

A parede indispensável que deve separar a publicidade do conteúdo jornalístico foi comparada a uma cortina de chuveiro por um crítico de mídia americano. Será que o sarcasmo do comentário é justificado? O Urban Dictionaryjá traz uma definição para o neologismo blogola: posts escritos por bloggers que receberam dinheiro, presentes ou outros incentivos para escrever […]

Glamourização do mito?

No mundo da preocupante guerra urbana que vivenciamos, qualquer um de nós – não há nenhuma dúvida – pode ser a próxima vítima fatal de um tiro de fuzil na próxima esquina. É preciso também, de quando em vez, analisarmos, ainda que não profissionais de imprensa, o trabalho do binômio mídia e violência. A vida […]

Paulo Machado

“A leitora Luciana Rocha escreveu para a Ouvidoria pedindo que a Agência Brasil desse tanto destaque às denúncias de corrupção na Assembleia Legislativa de São Paulo quanto às do Ministério do Esporte: ‘Eu não vi, nos destaques das notícias, a cobertura do escândalo de corrupção por venda de emendas parlamentares da Assembleia Legislativa de São […]

A primeira à esquerda

Foram exatos dez anos de colaboração ininterrupta com a Caros Amigos. Cento e vinte artigos depois, a aventura terminou. A iniciativa partiu da Redação, empenhada numa reforma que diminuiu as colunas opinativas em proveito de novos espaços para ilustrações, entrevistas, perfis e reportagens. Apesar da tristeza, apoio as mudanças e aceito o fim necessário dessa […]

O estranho adjetivo

Na leitura de artigos, editoriais, colunas políticas em que o presidente da República Itamar Franco era citado na imprensa, vez ou outra me deparava com um estranho adjetivo: “mercurial”. Por 35 anos batalhando nas redações do Jornal do Brasil, O Globo, O Dia e Extra, jamais o vira atribuído a outro figurão político, como Carlos […]